Dá para usar sim o marketing digital para quem tem seus negócios focados em outras empresas.

  1. Primeiro passo, marketing digital para B2B não é só LinkedIn. Sabemos que é uma plataforma bem interessante para os negócios, mas há um mundo de possibilidades com muitos resultados além do LinkedIn.
  2. Segundo, é entender quem são seus potenciais compradores, quem compra seu produto ou seu serviço. Aí vale usar todas as ferramentas possíveis. As informações importantes para ter em mente e nas mãos são:

  • Tipo de empresa;
  • Tamanho da empresa;
  • Localização dessas empresas;
  • Pessoas que compram (seus cargos).

Para saber isso, vale usar Google Analytics, usar seu CRM, usar o histórico de vendas e dá para usar o LinkedIn também, caso você já faça uso dele. A abordagem de conteúdo é um pouco diferente do varejo, e as campanhas tendem a datas diferentes do varejo convencional, geralmente um prazo diferente/antecipado.

Por isso, o plano de conteúdo fará muita diferença. O conteúdo pode ser focado em diferenciais, em prazos, funções, formatos. Vale a pena investir fortemente em conteúdo em blogs. É indispensável usar o YouTube. No YouTube, não esqueça de colocar seus contatos, em todas as descrições de seus vídeos. Vale a pena fazer bastante review de produtos, de linha de produção. Dar ênfase à estrutura de empresa também pode ser um bom conteúdo (frota, estoque).

Conteúdos institucionais são sempre bem-vindos. Relacionados a Projetos sociais ou a questão de aperfeiçoamento dos colaboradores, conteúdos de mídia tradicional (desde campanhas a entrevistas).

Conteúdo das redes sociais: Dá sim para usar Instagram, se sua marca for mais tradicional ou é de um segmento muito nichado/específico, pode usar para fazer um trabalho de marca, branding, focando em conteúdos mais institucionais, só observar que terá uma frequência menor, mas não pode esquecer da linearidade.

 

As campanhas pagas são bem importantes. E aí voltamos para o público-alvo, ter bem descrito quem é seu público, possibilitará criar segmentações muito assertivas. As segmentações, por exemplo: você pode reunir, localização das empresas que deseja – rua, bairro- e pode aplicar cargos específicos que podem trazer resultados bem interessantes.

Essas campanhas podem ter como objetivo a captação de leads, pode ser um tráfego. Como sugestão, usar Facebook Ads, Google Ads com certeza vai ajudar. Só aí estamos falando de pelo menos 3 canais de redes sociais (LinkedIn, YouTube, Instagram) e ainda o blog. E claro que podemos tranquilamente também usar o Facebook. Não esqueça de usar o Google Meu Negócio.

Então para não esquecer: site, blog atualizado, muito conteúdo no YouTube, usar as redes sociais e não esquecer das campanhas pagas e da linearidade do trabalho.

 

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