Engajamento é essencialmente a geração de conversas dentro ou a partir do conteúdo publicado.
Efeito viral, são as pessoas falando sobre você, sobre a marca ou seu conteúdo e criando discussões sobre. São 2 coisas muito parecidas, mas que tem elementos diferentes entre elas.
Mas tenho certeza, que você deve estar se perguntando. Por que falam tanto que o engajamento é importante?
Tecnicamente falando o engajamento é um dos fatores para se ter ranqueamento nas plataformas ser bem-visto por elas. Traduzindo, a ação do usuário de engajar com seu conteúdo, demonstra para a plataforma, que ele realmente gosta de você, que ele gostou daquele conteúdo, isso dá para os canais a chancela de que este conteúdo mais gente precisa ver, mandando para mais pessoas ampliando sua distribuição e consequentemente seu rank.
Ele é realmente tão importante? SIM, Mas é preciso ter um bom engajamento para ter resultado positivo no negócio e não só na plataforma.
Engajamento vazio, raso, você consegue com sorteio de celular, com uso de bots, e isso atraia pessoas apenas interessadas exclusivamente no brinde, e não no seu negócio, logo não paga os boletos.
O desafio está em conseguir que seu consumidor, siga você, conseguir fazer com que seu CLIENTE assista pelo maior tempo possível seu vídeo, comente na sua foto, querendo comprar, ou confirmando que você é o melhor.
Como ter e manter o engajamento?
Só consegue isso cirando conteúdo estratégico e mantendo a regularidade e intensidade, que já comentamos aqui. Se atentem a criar conteúdo que crie vínculos com seus clientes, conteúdos provocativos e claro MANTER a regularidade.
Lembrando que esta questão do engajamento, vale para redes sociais, vale para campanhas e-mail marketing, vale para conteúdos em blogs e portais, vale para anúncios pagos também.