Youtube… olha, vou te falar que é um dos canais mais antigos, velhinho, criado em 2005 e um dos mais importantes para o marketing digital até hoje.
Com certeza a pergunta sempre vem: Por quê?
Porque ele é tão importante assim:
- Porque ele é um incrível armazenador de vídeos, que é a função real dele;
- Porque ele é um poderoso buscador;
- “É filho de Google”, isso também dá a ele um peso muito grande principalmente para conseguir ser melhor indexado.
Posso falar com tranquilidade que qualquer negócio consegue muito bem usar o Youtube. Mas para isso separei alguns cuidados, algumas dicas de como usá-lo de maneira mais inteligente para seu negócio:
- Com relação a duração de um vídeo. Dá para trabalhar com conteúdo mais densos que Instagram e Facebook permitindo uma duração mais longa, só cuidado, se forem conteúdos relacionados a produto, ou serviços, ou estilo review, não podem ser muito longos. Nesta questão, tentem ser diretos ao assunto;
- A trilha sonora do seu vídeo, não dá para usar a música da Rihanna… Procure usar bancos de áudio gratuitos, para o caso de uma música de fundo;
- A Auto legenda funciona, e você usar o Próprio Youtube para realizar isso;
- O nome do seu arquivo, antes de subir o vídeo. Lembra que no começo comentei sobre o peso que o Youtube tem para busca? Então, procure, antes de subir seu vídeo, verificar o nome do arquivo;
- Seguindo ainda com essa questão da importância da indexação. O ´título do seu vídeo vai ajudar a ranquear no Google, o que isso quer dizer: que se seu título estiver coerente com o que o usuário buscaria na internet e se seu vídeo também está alinhado a essa busca, teu vídeo tem grandes chances de ser indexado e aparecer nos resultados de busca;
- Contribui muito na questão da busca a DESCRIÇÃO DO SEU VÍDEO, os 160 primeiros caracteres ajudam para você também ser indexado. Use também o campo da descrição para colocar os contatos da empresa e demais canais, como site, redes sociais, link de WhatsApp;
- Quando você sobe seu vídeo no canal do Youtube, você deve usar o campo de TAGS, elas servem para realizar marcações no seu vídeo, para quando o usuário pesquisar DENTRO do Youtube, ajudar a encontrar seu vídeo;
- Outra dica importante, mantenha o canal com uma frequência equilibrada. As vezes a empresa produz 5, 10 vídeos e coloca tudo de uma vez… tente manter o equilíbrio e a regularidade;
- A Thumbnail, ou a capa do vídeo, ajuda o usuário a querer assistir seu vídeo;
- Organize suas playlists.
Beijo, tchau!