CRM (Customer Relationship Managemen) – um sistema que reúne todas as informações sobre clientes ou prospectos. Que tipo de informação? Se for um cliente já ativo, dados cadastrais e o histórico de relacionamento, o que comprou, quando comprou, chamados que realizou… enfim tudo da vida do cliente com a marca.

Pode ser um Lead, o que é um Lead? É um contatinho. Por exemplo, o usuário preencheu um formulário no seu site, ou mandou um direct no Instagram querendo mais informações, dependendo do CRM que ela utiliza, pode ser integrado automaticamente com as redes, que vai inserir essa demanda, esse interesse, no CRM.

O CRM também serve para nutrir vendedores, para ele dar o fluxo, ao atendimento ao lead. Uma vez que houve o registro do interesse, o vendedor vai dar andamento, e vai sinalizando isso no próprio CRM.

Usar CRM permite você reunir a informação, tratar e usar ela depois.

Como isso será utilizado no marketing digital? Vou citar apenas alguns pontos, porque o uso do CRM é ao infinito e além

  1. O uso básico e inicial. Pegar uma lista de quem comprou os produtos de uma categoria ou da Linha X, e fazer campanhas pagas na internet, usando esses dados para encontrar um público semelhante a esse da sua lista.
  1. Fazer campanhas de e-mail marketing para os clientes que compraram o produto X, vão receber por e-mail informações sobre o uso do produto X ou ainda receberão uma oferta para comprar o produto Y que é complementar ao X.

  1. Podemos também através desse agrupamento de informação saber quais são os leads que vieram das redes sociais para qual produto ou Serviço, e com isso, criar conteúdos para serem distribuídos nas redes sociais.

 

  1. Com CRM você pode por exemplo, saber quais são as localizações dos seus clientes e com isso pensar em campanhas de frete grátis ou entrega mais rápida para estas localizações.

 

O CRM serve para reunir a informação que deve ser usada estrategicamente pela empresa. Não adianta nada a empresa usar um CRM só para armazenar dado….

Lembrando que todo uso de informação de cliente que será usado para qualquer fim, mesmo que de publicidade própria, precisa estar de acordo com a LGPD.

Agora o que isso tem a ver com o marketing digital? Estratégia e Inteligência

Pense que você empresário, diante desde grande banco de informações. Por exemplo: Quais os produtos ou serviços que mais demandam novos leads vindos das redes sociais? Fazer esse tipo de pergunta ajuda a dar um caminho para medir e saber como abordar e oferecer para o cliente.

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