É uma junção de lojas ocupando um espaço maior, de grosso modo, onde o lojista paga um aluguel e/ou uma % sobre as vendas que ocorrem nesse espaço maior. É um shopping center virtual.
Exemplos de marketplace:
- Ifood;
- Facebook;
- OLX;
- Americanas;
- Mercado Livre;
- Magazine Luíza.
Os maiores nomes do e-commerce no brasil tornaram-se marketing place, inclusive, Marketplace é responsável por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro.
Então, quando você abre uma loja virtual, tem o seu esforço para começar, tornar-se conhecido, tem as questões que envolvem a construção de uma plataforma, os custos com divulgação, trazer gente acessando sua loja virtual. Quando o e-commerce utiliza do marketplace, ele se beneficia justamente do volume, do porte do grande player e com isso gera mais vendas e resultados.
Claro que gera visibilidade, também o esforço financeiro com campanhas pagas para trazer gente nova, o esforço e tempo com SEO que são as técnicas de indexação para ser bem ranqueado pelos buscadores.
Não vou falar que é um problema, mas sim um ponto delicado do marketplace: Vou citar apenas 1 que acaba englobando um cenário de atenção.
Dependência: essa dependência cria um conformismo, uma acomodação. O que é ruim para um negócio. Porque a dependência, faz se preocupar menos, ou adiar questões importantes como campanhas pagas, SEO, visibilidade, credibilidade. Que justamente, que é contraditório porque são também alguns diferenciais de utilizar o marketplace.
Veja bem, se eu fico na dependência, eu vou adiar aquilo que é importante para meu próprio negócio então precisa tratar como um ganho de tempo, enquanto você tem os resultados mais rápidos, aproveite deste tempo ganho, para se atentar, corrigir e melhorar os pontos da sua própria loja, CUIDE PARA CONSTRUIR SUA MARCA.
Claro, que se o seu objetivo é ter um nome conhecido.
Essa dependência é tão séria e delicada, que quando o lojista, fica refém das plataformas de terceiro, ele deixa que todo o sucesso do seu negócio esteja na mão dos outros.
Vamos pegar um cenário: Facebook ficou fora do ar por mais de 7h, Lojas Renner também passou por um ataque e ficou fora do ar, semana passada tivemos a Lojas Americanas, pertencente a B2W que engloba, Americanas, Submarino, Shoptime… que ficou fora por 3 dias.
Pense que se você tem seu negócio focado e exclusivo nestes ambientes, o quanto você fica vulnerável, não que você possa ficar imune a algum ataque ou ficar fora do ar, mas o problema do marketplace está na dependência.
Como recomendação: tenha sua própria loja, dedique esforços para melhorar sua visibilidade e confiabilidade de marca, enquanto isso, utilize do marketplace, mas não um único, diversifique essas frentes. Mas sempre os veja como um ganho de tempo, lembre-se que você precisa consolidar sua marca, seu nome.
A reflexão de hoje.
O cliente do marketplace, não é seu cliente, ele apenas comprou de você porque confia em outra marca. Que não é sua.