Recentemente a empresa PayPal, empresa de pagamentos on-line divulgou uma pesquisa que afirma que 1 em cada 4 brasileiros pretende continuar fazendo compras online diariamente após a pandemia, vou reforçar porque é algo bem importante, vão continuar fazendo compras online DIARIAMENTE.

Por que eu reforcei esse ponto da pesquisa? Porque quando a gente fala em compras pela internet ou compras online muitas pessoas já fazem a associação imediata, a compras um bem de valor maior, como, tv, móveis, geladeira … bens duráveis.

Mas a compra online não é só isso. O consumo online está ligado a todas as áreas do dia a dia dos brasileiros.
Vou trazer alguns dados desta pesquisa referente as categorias de compra:
Em primeiro lugar, ficou os “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desta categoria, na sequência “Supermercados e farmácias” em segundo, com 72%; seguidos por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.

O que isso trás para gente, o consumo online é tão mais transparente e orgânico no nosso dia a dia, que muitos nem percebem, por exemplo: quando você abastece o carro e paga pelo aplicativo do posto, quando você pede um Uber, assina uma Netflix, ou ainda, pede uma comida pelo Ifood, você está comprando online, você está presente nesse consumo online.

E aí puxando para o lado do marketing digital, muitas empresas ainda patinam, engatinham demais nesses cenários, muitas desejam ou imaginam que precisem de uma grande estrutura, uma plataforma de comércio online, ou precisam fazer parte de um grande marketplace, precisam ter uma loja virtual, mas esquecem, que antes, e mais importante, precisam de tornar o processo mais simples. De deixar orgânico, fluído essa compra online. Traduzindo:

  • Facilite o processo de compra online, oferecendo de maneira simples uma vitrine de produtos e serviços;

  • Aceitando métodos de pagamento online, (pix, pagamento por cartão de crédito, pagamentos via intermediadores, como o caso de Paypal, Pagseguro);
  • Métodos de envio facilitado (motoboy, correios, transportadora, até mesmo retirar em endereço físico) ofereça a diversidade para facilitar a vida;
  • Crie catálogo virtuais, até mesmo os catálogos de produtos no WhatsApp business;
  • Vender pelas redes sociais, por direct ou inbox.

Não esqueça que assim como o consumo é online, o marketing digital é MÓVEL como nós falamos a alguns programas atrás, PARA 91% dos brasileiros a compra online é “sempre” ou “normalmente” via smartphone.

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