Vamos começar separando os grupos de ações nas redes sociais. Você tem os orgânicos, que são publicações do cotidiano que não há nenhum pagamento e todo mundo utiliza das mesmas funções. Leva o nome de conteúdos orgânicos ou apenas orgânicos.
O outro grupo, aí sim as ações pagas, campanhas patrocinadas. Estas sim precisam ter o pagamento. As campanhas pagas não se resumem apenas ao tráfego pago, que está super em alta agora, muita gente falando que é gestor de tráfego pago ou empresas buscando quem faça o tráfego para elas. Mas só mudou o nome, para cobrar mais caro pelo pavão.
Só para o público ter o conhecimento, o Facebook, oferece 11 objetivos diferentes de campanhas pagas, uma delas é o tráfego, outra que com certeza que você leitor já conhece é o post impulsionado ou o botão promover. O post impulsionado é uma subcategoria do objetivo envolvimento. E toda vez que um alguém aperta o botão impulsionar, morre um panda. Não estou dizendo que é 100% ruim, mas afirmando que temos outras formas e mais funções disponíveis de realizar uma campanha paga, aproveitando melhor o valor investido e sendo mais assertivo com público-alvo
E como como consigo atingir meu público-alvo?
Seguindo a linha do Facebook, você pode segmentar suas campanhas, com informação de gênero, faixa etária, localização, interesse, acontecimento ou ainda determinado comportamento do usuário.
Mas umas das segmentações mais incríveis, é você utilizar do seu mailing, do seu cadastro de clientes, para descobrir a partir deles, pessoas que potencialmente poderia se interessar pelo seu negócio.
Quanto custa anunciar?
Os anúncios nas redes sociais, são como leilão, então a empresa que deseja atingir um público de perfil X irá concorrer com outras marcas que também desejam atingir o mesmo público, e aí, é que acontece o leilão. Mas tudo de maneira automática
Você pode começar fazer campanhas pagas com valores superbaixos, por exemplo 5,00 reais. Mas claro, como é um leilão, sempre haverá uma variação dentro dos orçamentos e o céu, ou melhor o bolso é o limite.