Manter um cliente é muito mais barato do que atrair um novo e 80% de todos os seus negócios vêm de 20% de sua base de clientes.
É normal as empresas estarem sempre em busca de novos clientes o que é ótimo, mas não pode esquecer de fazer que aquele cliente volte a comprar, ou que ele esteja sempre junto da marca.
E o marketing de fidelidade, está justamente nisso, na construção de confiança entre os clientes recorrentes e fazer com que eles fiquem fies a sua marca, aos produtos que a empresa venda.
Para criar essa relação de confiança e de prestígio a empresa pode usar O Marketing Digital:
– Pós venda e isso inclui todo um atendimento, suporte depois que ele consumiu algo. E o uso do WhatsApp vai ajudar muito.
– Estratégias de recompensa: descontos, exclusividades. Como a empresa faz isso:
- Marcação: Oferecer benefício em compartilhar e marcar a empresa nas redes sociais. Comprou, é cliente recorrente, marca a empresa e recebe um desconto ou um benefício;
- Depoimentos: ou ainda fazer um vídeo depoimento que garante a ele um bom benefício;
- E novamente WhatsApp, uma Lista transmissão com promoções exclusivas com descontos exclusivos, prioridade de informação;
- Oferta relâmpago para os “melhores amigos”. Se você é cliente, é seguidor, está na lista de melhores amigos no Instagram, criar uma superoferta relâmpago, com certeza vai funcionar.
- Gameficação: É cliente, é seguidor, é engajado, participa da live… tudo isso vai acumulando pontos e claro, mais pontos, mais benefícios.
– Seguidor Engajado no OFF: para quem não é cliente, mas é seguidor e engajado nas redes sociais tem desconto ou benefício. Por exemplo, em uma loja física aqui de Curitiba, tem produtos que estão sinalizados na prateleira com a etiqueta de promoção do Insta: que na loja física, quando o cliente marca o amigo, e mostra lá no caixa, aquele produto tem desconto.
– Cliente informado: um cliente fiel é cliente sempre muito bem-informado é mais fácil. Então a empresa não pode esquecer do E-mail Marketing, sempre falando de todas as facilidades, dos ganhos que cliente fiel tem em comprar. Das redes sociais de sempre reforçar os programas de cliente fiel.
Usar do Marketing de fidelidade é uma ótima estratégia para todos os comércios e pode reforçar a dedicação da loja.