Falamos aqui sobre Elon Musk, que havia comprado algumas ações do Twitter e a sinalização de uma possível compra. Pois bem, ele é o novo dono do Twitter, comprado ontem por uma pechincha de 44 bilhões de dólares, e aqui tem ironia, com relação à pechincha.
O Facebook comprou o WhatsApp por 22 bilhões, a Microsoft comprou o LinkedIn por 26 bilhões e, segundo algumas estimativas, o ByteDance comprou o Musical.ly por 1 bilhão. Quem não sabe, o Musical.ly agora tem o nome de TikTok.
Então, a compra foi de um valor bem significativo. Mas o que muda? A fala e o desejo dele é que o Twitter seja um ambiente livre, com liberdade de expressão. Depois, vem a promessa de que o algoritmo do Twitter possa ser público. Por enquanto, há promessas e muita especulação.
Mas, nossa vida é o quê? Fazer com que o empresário, o negócio local, uma marca utilizem as estruturas e canais na internet da melhor forma possível, e que isso gere resultados positivos para ela. Então, aproveitando que não se fala em outra coisa na internet além do Big Brother e do Twitter…
Não são todas as empresas que podem, de forma geral, gerar bons resultados. Claro, que isso não é regra, mas a rede tem uma característica bem forte no fluxo intenso e volume de informação. Gosto de trabalhar com referência: um tuíte tem vida média de 24 minutos. Então, se para você manter um ritmo forte nos stories no Instagram é difícil, calcule no Twitter.
Se você trabalha com e-commerce e tem um bom volume de transações, o Twitter pode ser um bom canal tanto para venda quanto para atendimento ao cliente. Se é um político, um portal de notícias, um influenciador digital, um jogador de futebol, uma celebridade, se a pauta é falar sobre cinema, TV ou tecnologia, até startups, o Twitter também pode ser interessante.
Bancos e investimentos também podem utilizar o Twitter de maneira bem positiva.
Agora, se você, de repente, é um dentista, ou uma oficina mecânica, uma loja de roupas do bairro… talvez outros canais sejam mais atraentes. Algumas dicas para te ajudar a considerar o uso do Twitter:
- O Twitter demanda fluxo intenso de publicações;
- Textos curtos ainda são a característica bem forte;
- Uso de Hashtag, mas de 1 a 2 no máximo;
- Links para lojas virtuais, sites, portais são bem-vindos.
- Apesar de possuir a campanha paga, campanhas pagas no Twitter são bem caras, então, é necessário fazer uma análise sobre o custo x benefício.
- Mantenha-se ativo na plataforma.
- Seja leve e objetivo.