Vou começar trazendo uma situação que provavelmente muitos que estão lendo e acompanhando já passaram.
Você dedicou horas produzindo um bom conteúdo, estava certo de que iria arrasar, e quando você o entregou, seja por e-mail marketing, seja em uma publicação nas redes sociais, não importa… o que aconteceu? … zero interações, retornos, visualizações…
Sabe o que pode ser que tenha ocorrido? Talvez, o conteúdo tenha sido criado para si mesmo, e não para quem vai consumir, que é seu público-alvo.
Esse erro é o básico, e um erro ocasionado parte por desconhecimento, parte por achar que conhecer o público não é tão importante, ou ainda, acha que a compreensão básica seja suficiente.
No marketing digital, quanto mais detalhado e rico de informações você tiver sobre seu público-alvo, melhor, e mais resultados de desempenho terá, menos dificuldades de venda, e sua estratégia vai emplacar perfeitamente.
Aí o que acontece, algumas pessoas confundem público-alvo com personas.
Eu, Fernanda, considero figuras complementares, público-alvo, está mais para o recorte macro de quem você quer atingir, e dentro dele, informações que são importantes, além da básica: gênero, faixa etária, localização, poder aquisitivo, estado civil, profissão.
Já a persona, é como pinçasse um perfil do público-alvo e extraísse o personagem com características de cliente ideal, entra dentro de persona por exemplo, estilo de vida, hábitos de consumo, círculo de pessoas, amizades, redes sociais mais usadas, tecnologias utilizadas, assuntos e temáticas de interesse.
Para resumir de maneira simples e rápida:
Público é a fatia da população que a empresa deseja atingir, as personas são os vários perfis inclusive, podem ser diferentes, desta fatia.
- Como a empresa identifica seu público-alvo:
- Google Analytics, pode ajudar
- As redes sociais
- O cadastro de clientes
Já a persona a melhor ferramenta é a pesquisa, pergunte mais para seu cliente sobre ele.
Com um desenho detalhado de persona e público-alvo, suas estratégias ficarão mais assertivas, verbas serão melhor aproveitadas, as campanhas pagas podem ficar com melhor custo x benefício e a possibilidade de fracasso diminui.