Hoje vamos falar de e-commerce.

Vamos começar contextualizando um pouco o cenário do e-commerce no Brasil.

As Vendas do e-commerce cresceram 27% em 2021, o ticket médio geral das vendas ficou em R$ 441, a categoria de alimentos e bebidas, registrou aumento no volume de pedidos de 107%. Dispositivos móveis representaram 59% de todos os pedidos, ou seja, quase 60%.

As vendas por mensagens tipo WhatsApp, tem taxa de conversão que podem chegar a 40%, a média geral é de 9%. Para você entender, o método tradicional a conversão fica em torno de 1% a 2%.

Já em janeiro, o aumento foi de 20,56% nas vendas do e-commerce isso se comparamos com o mesmo período do ano passado.

Agora quero chamar a atenção para 2 pontos:

  • 1. O primeiro com relação ao pagamento:

Método de pagamento mais utilizado e preferido para 89% consumidores é o cartão de crédito, claro muito por conta do parcelamento e segurança, mas as transferências bancárias representaram 10,9% quase 11% dos pagamentos feitos no e-commerce em 2021, PIX pode fechar 2021 no mesmo patamar do boleto, e vale lembrar que o pix é aceito por mais da metade do e-commerce nacional.

Por que chamei a atenção para esses pontos com relação a pagamento?

Porque o fator PROMOÇÃO, CUPOM DE DESCONTO, é o segundo fator mais importante para o consumidor na hora da compra, e o fator forma de pagamento é o 5º mais importante.

Oferecer opções de pagamento, e descontos e promoções com o método do Pix, além de dinheiro na conta, com certeza fará seu cliente comprar mais. Desde que, sejam descontos verdadeiros né?!

  • 2. E o segundo para loja física x virtual:

E o segundo ponto, é com relação a comportamento do consumidor dentro de loja física. 46% dos consumidores brasileiros, realizam pesquisas no celular dentro da loja física, sobre o produto, comparativo de preços e review de produtos. E 72% dos clientes procuram produtos em lojas físicas antes de fazer uma compra online, ou seja, só o ominichannel com experiência híbrida de compras.

Então. Intensifique ações para aumentar o número de contatos e ações por meio do WhatsApp, fortaleças as campanhas de desconto para pagamentos via pix, e por fim, reforce o nível de conhecimentos dos vendedores e trabalhe apara que a experiência de compra seja mais hibrida.

Beijo, tchau!

 

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