Atendimento via WhatsApp business 

Estamos falando do aplicativo mais usado pelos brasileiros (seja para falar, e por incrível que pareça, também muito usado para se informar). 

Hoje o WhatsApp conta com mais 2 bilhões de usuários no mundo, 99% dos brasileiros com acesso à internet. 

Possui aproximadamente 5 milhões de WhatsApp business, a versão corporativa do WhatsApp. Com muitos outros recursos e facilidades para o negócio. 

Separei os 12 itens mais importantes para uma comunicação mais assertiva e de resultados. 

 Vamos a pequena lista: 

  1. Definir procedimentos e políticas de uso. Uma atenção especial aqui, para empresas que possuem mais de 1 número ou tem departamentos e acaba usando o WhatsApp. Isso vai possivelmente diminuir os problemas e falhas de comunicação. Nessa definição, já deixe claro o que a empresa permite e não permite. Cuidado com a segurança da Informação. Feito isso, vamos para a operacionalização diária. 
  2. Mensagens padrões. No WhatsApp business vc consegue configurar as mensagens de saudações e mensagens de ausência. Dê uma atenção especial a sua mensagem de saudação. Não esqueça que ela é a primeira mensagem que seu cliente receberá de vc. Seja amigável e receptível. Como sugestão: Obrigada pelo contato. Como podemos te ajudar? E para as mensagens de ausência, que irá ajudar a deixar claro o horário que tem alguém disponível para falar com o cliente.  Nesse caso, é importante reforçar o horário de atendimento da empresa. E como sugestão “Boa noite, nosso horário de atendimento é das 8h às 18h de segunda a sexta, recebemos sua mensagem e retornaremos no próximo dia útil.” 
  3. Outra função muito importante que o WhatsApp business oferece e que ajuda no atendimento, são as etiquetas, servem para marcar a conversa. É importante adicionar etiquetas as mensagens. Pode ser o nome de um vendedor, pode ser o status do atendimento, pode ser o nome do serviço/produto que esse Lead está interessado. Até mesmo sinalizar se é um cliente que precisa de um suporte, ou ele fez uma reclamação, até para receber uma tratativa diferente e outra para conseguir também saber com qual cliente está falando. 
  4. Outro ponto que ajudará e muito no seu atendimento. No primeiro contato, clique na foto da pessoa, muitas vezes o nome dela está ali. É de bom tom, e gera uma aproximação, gera um calor, chamar já pelo nome, caso contrário, primeiro diga seu nome e na sequência, pergunte o nome do cliente. 
  5. Salve os Contatos. De preferência nome e sobrenome e ainda o serviço procurado. 
  6. Mais uma função bem importante do WhatsApp business, são os atalhos, você pode criar mensagens prontas e criar atalhos para elas, por exemplo: formas de pagamento, posso criar o atalho #pgto, quando usar esse atalho, o WhatsApp automaticamente traz a mensagem que vc configurou para o assunto pagamento. Pode criar vários atalhos, como o endereço completo, condições de entrega. Use para as respostas das perguntas que normalmente seu cliente faz. 
  7. Não é do WhatsApp business, mas ajuda e muito na comunicação, sempre usar a função responder à mensagem. No WhatsApp, é só arrastar para o lado que vc irá responder, assim, evita mensagens truncadas e mal compreendidas.  
  8. Outro macete e pode muita gente achar ruim, que confesso, concordo que é um tanto chato, mas ajuda muito na questão do atendimento, é responder com o mesmo formato recebido. Se o cliente mandou, áudio, responda com áudio e para facilitar, após a finalização escreva um resumo sobre a conversa, assim, facilita a busca quando precisar.
  9. Aproveitando o gancho sobre os áudios, procure trabalhar com áudios curtos de no máximo trinta segundos. WhatsApp não é ferramenta de podcast. Nada de áudio gigante… passou de um minuto, já é mais longo que missa de domingo.
  10. Figurinhas… É uma aliada, mas seja moderado, e não use por primeiro, espere receber do cliente, para então fazer uso, mas somente as figurinhas civilizadas, nada de rosas e corações pulsando, nem mesmo aquelas que são assemelhadas a memes. Fique atento, na dúvida o emoji clássico já ajuda.
  11. A linguagem, não faça o uso de gírias ou das abreviações inexistentes no Aurélio. Esse tipo de comunicação não transmite seriedade. Exceto se a empresa na sua essência, é mais leve e tem essa comunicação em todos os canais. Mesmo assim, muita atenção. Cuidado com os erros de português, na dúvida, pesquise antes as palavras.  
  12. Seja rápido, seu cliente não tem tempo para corversas, deixe isso para os grupos de família rsrsrs.       

E as boas práticas, lista de transmissão, nada de spam, nada de sair pegando whats de todo mundo e do nada mandar mensagem… é indevido e precisa da autorização do usuário, é contra os termos de uso. Lembre-se da lei Geral de Proteção de Dados e lembre-se de não ser aquela pessoa cafona que faz spam. 

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