A mudança do Twitter e o rebranding 

Pegou todo mundo de surpresa a mudança, até então,  apenas do logo, que deixou de ser o passarinho e passou a ser somente X. Por que pegou todo mundo de surpresa? não é comum uma marca consolidada, reconhecida há 17 anos simplesmente um dia acordar e mudar o logo completamente e não mudar todo o seu enxoval, tudo que é visual. E foi quase isso que aconteceu. A mudança prática foi de supetão, mas a verdade é que desde que Elon Musk comprou o Twitter, o nome da empresa passou a ser X Corp. e o objetivo do Musk muito antes da compra do Twitter era ter um super app, com a aquisição essa ideia tomou mais real e o foco é transformar a plataforma em uma espécie de faz tudo através da Inteligência Artificial, indo além de ser só uma rede social. Não querendo fazer um trocadilho ruim, mas a princípio será o X-Tudo. 

Essas mudanças são normais. A gente viu o Facebook Inc mudar para Meta, O próprio TikTok, assumiu esse nome que antes era Musical.ly. Porém essas mudanças são feitas de maneira mais estruturada e não foi isso que pareceu ser com a mudança do Twitter, como disse, aparentemente trocou somente a logo, o domínio permanece o mesmo, os nomes das funções ainda rementem ao antigo. Ou seja, vc tweeta ao criar um post. Enfim… parece que realmente meio manco esse rebranding. Claro que ele já afirmou que nada mais terá relacionado ao pássaro e ao nome, mas por enquanto… 

Agora vamos para a vida real do empresário e negócios brasileiros e empresas comum não bilionárias.   

Geralmente o reposicionamento de uma empresa exige um estudo aprofundado de todo o negócio, pois vem para melhorias, nem sempre se trata de uma questão de mudança de logo e identidade, a empresa pode mudar seu posicionamento, sem alterar suas características visuais, mas se reposicionando diferente para o mercado para seu público quando percebe que houve uma mudança de conceitos. 

Trazendo um exemplo para nosso leitor ter uma referência bem clara e clássica, as marcas de cerveja deixaram de hiper sexualizar mulheres em seus comerciais, sem mudar produto, público e logo, mas se comunicando com o novo jeito de pensar de seu público. Isso é reposicionamento. 

Reposicionamento é delicado, parece simples, mas envolve uma nova estrutura 

 

Novo logotipo 

Novas embalagens 

Nova comunicação visual física 

Nova nomenclatura

Isso impacta em: 

Novo site, redirecionamentos, nomes de usuários, links 

Novo Planejamento de marketing 

Nova linha editorial 

Estratégia de Comunicação alinhada ao novo posicionamento 

Estratégia de mídia social 

Até nova forma de atender, de vender,  

Inclusive até quem sabe novos produtos.  

Se todo esse cenário que apontei fez sentido e a empresa percebe que precisa de um rebranding, comece conversando com as pessoas que fazem parte do negócio, isso inclui diretoria, gestores, colaboradores, fornecedores para entender como eles percebem a marca, estude a concorrência, estude seus canais de venda e novos canais de venda e a jornada do seu cliente, antes de começar o novo reposicionamento, orce essa mudança.
Talvez a empresa precise apenas de rebranding incremental ou somente corrigir falhas de operação e atendimento. 

E é importante lembrar as pessoas se relacionam com a marca por identificação. Quando você busca um rebrandig, está diretamente ligado a essa identificação e relacionamento. 

Fazer um rebranding é complexo, demorado e caro. 

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