É um universo cheio de termos em inglês e siglas que remetem a estes termos, e para ajudar, palavras normais do nosso vocabulário, mas que temos outras interpretações a elas.
Por exemplo: orgânico. Conteúdo orgânico, nada mais é que conteúdo que você publica sem pagar para ser entregue, o post nosso de cada dia. É orgânico.
Separando por áreas do marketing digital.
- Usuário: somos nós, utilizadores das plataformas, não deixa de ser um viciado também, dependendo do usuário;
- Alcance: métrica para determinar quantas contas ou usuários receberam e visualizaram seu conteúdo;
- Impressão: quantas vezes seu conteúdo foi exibido;
- CTA Call to Action: chamada para ação, é necessário sempre que você cria um conteúdo que você deseja receber alguma interação ou engajamento;
- Bot: sistema para automação;
- Engajamento: curtir, comentar e enviar;
- Interação: click, algum envolvimento com o conteúdo que não está dentro do engajamento;
- Social Ads: campanhas pagas nas redes sociais;
- Ads: sempre que ouvir essa palavra, ou mais alguma junto dela, está relacionado a anúncios, campanhas pagas na plataforma;
- Tráfego: nome bonito para campanhas pagas. Não esqueça que antes de querer buscar alguém para tráfego, veja se você já tem seus ambientes estruturados (redes sociais, sites) e com produção de conteúdo regular;
- Inboud Marketing: nome bonito para vender mais caro, nada mais é que todas as estratégias que são criadas e executadas com objetivo de chamar a atenção do usuário para sua empresa, desde conteúdo, redes sociais, email marketing, etc;
- Leads: contatinho, alguém que viu o seu conteúdo e ficou interessado;
- Business Manager ou Gerenciador de Negócios: ferramenta mais odiada e amada do Facebook, é através dela que você tem todas as contas do Facebook e Instagram, arrumadas;
- Pixel: script do Facebook para marcar o usuário;
- KPI: são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho;
- Landing Page: única página que parece um site, mas tem como objetivo capturar leads, parece site, mas é só uma página sem navegação;
- Remarketing: engajar públicos-alvo que já interagiram com sua marca;
- Link Patrocinado: anúncio do google;
- Conversão: ação abençoada realizada pelo usuário, pode ser o lead, pode ser a compra;
- ROI: retorno sobre investimento;
- ROAS: Retorno Sobre o Investimento em Publicidade;
- CPC: (custo por clique) é uma métrica que determina quanto os anunciantes pagam pelos anúncios;
- CPM: representa o custo de mil impressões de anúncios em uma página da web. A palavra “mil” em CPM refere-se a mil impressões;
- CPV: Refere-se ao custo que um anunciante paga por cada visualização de seu anúncio;
- CAC: custo de aquisição do cliente, representa o valor médio gasto para conquistar um novo cliente para um negócio;
- Pageviews: número de vezes que uma página específica é carregada ou visualizada por visitantes durante um determinado período de tempo;
- Shadowban: usuário é silenciosamente impedido de ter seu conteúdo visível para outros, sem ser explicitamente notificado. Isso é geralmente feito por plataformas de mídia social como uma forma de punição por violações de regras ou comportamentos indesejados, mas sem banir o usuário de maneira óbvia;
- Mobile Friendly: tudo que é pensado na experiência do usuário no dispositivo móvel, celular, smartphone, tablet
- Growth Hacker: olha, que me perdões os profissionais, mas é para enfeitar o pavão, nada mais é que estratégias envolvem a realização de experimentos, usando informações e analises seus pontos críticos, e adotar estratégias com foco no crescimento e acelerado do negócio
Esses são alguns do muitos termos utilizados no marketing digital e que é importante saber o significado.
Beijo, tchau!