Marketing de causa
Primeiro o que é: São estratégia que promovem ações de impacto sociais ou ambientais, pensando em um bem da comunidade e que ultrapassam as questões comerciais e de promoção de produtos.
O curioso, é que por muito tempo sempre foi um ponto bem delicado, quando falávamos de marketing de causa, soava como um oportunismo, parecendo que a empresa estava se valendo de uma questão delicada. Mas o cenário é outro, trouxe alguns dados para nosso leitor ter como referência e comprovando a mudança desta percepção. Segundo pesquisas, 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais e dispensam aquelas marcas que se mantem neutras. Outro dado importante, é que 79% dos consumidores disseram que querem que empresas e marcas se posicionem em relação a assuntos sobre meio ambiente, política, cultura, racismo, questões de gênero, e ainda, para 76% disseram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes. E por fim, 65% afirmaram que já pararam de comprar uma marca após ela “ir contra suas crenças”
Então temos um cliente e usuário muito atento ao propósito da marca, a ações sociais que as empresas promovem.
E aí que entra o marketing de causa.
Se a empresa não realiza, ou pensa em realizar, trouxe alguns caminhos para ela observar
Primeiro a questão da adoção a temas sensíveis ela precisa ser coerente com a filosofia da empresa. Prefira causa, temas ou projetos que estejam alinhados com o propósito da sua empresa e com os do seu público-alvo.
A Fidelidade ao seu propósito de marca será imprescindível.
Divulgação. – Aí entra fortemente o marketing digital.
Divulgar as ações são fundamentais, tanto para trazer o apoio da população para a pauta em questão, quanto para ser transparente com seus clientes e usuários.
Começando, é claro, com as redes sociais:
Primeiro pense numa produção de conteúdo que será usado em diversos canais, e para isso, cada canal tem seu formato correto. E já comece pensando além do card. Às vezes eu acho que as empresas se resumem ao card, banner. Tem uma dificuldade para criar o diferente
É muito bom e visto de maneira positiva, as lives, ou vídeos ou recortes das ações realizadas. As fotos, que demonstrem toda a ação. São bem positivas. Só atenção redobrada, o objetivo não é ser sensacionalista, nem se aproveitar das situações mais sensíveis que envolve alguma pessoa esteja envolvida
Ações com influenciadores do tema escolhido, é super válido.
Use o Youtube para armazenar todos os conteúdos de vídeos. Será bem importante não só como armazenamento, mas também para validar que a empresa está realmente engajada com o tema em si.
O Linkedin também será um excelente canal para divulgar as ações, aproveite também para engajar seus colaboradores na causa, e estimule que eles compartilhem os conteúdos que estão na company page, compartilhe esse conteúdo em sua rede própria.
Não menos importante. O blog/site com todo o material, contemplando informações textuais, depoimentos dos envolvidos, prestação de contas se necessário, e aí vale o banner, nos destaques do site.
Vale reforçar que marketing de causa é sério e o resultado em venda não é o esperado.
E para quem sempre pergunta, o benefício virá através de credibilidade, e com isso, consumidores fiéis.