Como aumentar a captação de Leads
Lead é o “contatinho”, são pessoas potencialmente interessadas em virar cliente, ou seja, querem comprar o produto ou serviço, nenhum negócio sobrevive sem clientes ou potenciais clientes. Quando a gente fala sobre os leads, as empresas estão sempre trabalhando em dois cenários:
- Aumentar a captação
- Diminuir o custo do Lead
No cenário 1 que vamos focar hoje, algumas ações contribuem para aumentar essa base de Leads
- A empresa precisa ter clareza em quem ela quer receber. A definição clara do público vai ajudar ela a traçar as estratégias, quais os gatilhos, materiais ou iscas o que ela vai oferecer para atrair a atenção deste público. Também no público, a empresa poderá definir os níveis ou ainda as informações de qualificação do Lead. Então é a etapa fundamental para aumentar a captação.
- Ela precisa definir qual destino. Onde esse Lead vai registrar seus dados e preparar esse ambiente. Exemplos que podem ser usados como destinos
- Pode ser em um site. Com conteúdo atraente capaz de gerar o preenchimento das informações, geralmente o conteúdo é a solução de um problema. E claro com botões para chamar a atenção para preencher as informações. Lembre-se de validar, testar antes os botões, os campos ou se for o caso, os chatbots e claro, não esquecer da página de agradecimento.
- Esse destino pode ser direto em um formulário. Por exemplo: quando o usuário participa de um teste, ou quando ele quer saber mais de uma informação, ou quando ele quer receber alguma vantagem, e para isso, ele preenche suas informações direto no formulário. Novamente, certifique-se constantemente que os formulários estão funcionando.
- O destino também pode ser uma LandingPage. Ela precisa ter o foco na captação de Lead e para isso precisa ser objetiva e atraente visualmente, mas reforçando foco na captação. Então a estruturação dela é um pouco diferente.
- Pode ser direto no WhatsApp. E aí, prepare para ter suporte para as demandas recebidas, desde respostas já prontas, e principalmente agilidade para não deixar passar nenhum contato.
- As redes sociais, serão bons ambientes para gerar interesse, mas tudo será baseado em conteúdo. Só não esqueça de criar conteúdo com os atrativos que estão no destino escolhido. Aaahhh e o uso dos links para o destino. Outra estratégia para atrair Leads são os sorteios, só não esquecer das regras para sorteios regras de plataforma e as leis brasileiras
- Outra estratégia são as campanhas pagas, na Meta Ads, que são os anúncios pagos no Instagram ou Facebook. Tem campanha específica para atrair Leads e a empresa pode otimizar para qualidade ou volume deles. Mas novamente o conteúdo do anúncio precisa ser atraente, pode ser oferta, pode ser desconto, pode ser alguma vantagem para quem preenche as informações. “Ah, o nome da campanha é geração de cadastros”, Só procurar no gerenciador de anúncios no Meta Ads e criar uma campanha do tipo Geração de Cadastros.
- Google Ads também dá para criar campanhas pagas para conversão.
- Por fim, não esqueça que trabalhar com ações para captação de Leads todas as etapas, ações e destinos, precisam estar em conformidade com a Lei Geral de proteção de Dados.
Agora, quero chamar a atenção do nosso leitor. Se o seu foco está em aumentar a captação de Leads. Recomendo que antes, verifique os seguintes pontos aí na sua empresa:
- Qualidade dos Leads recebidos. Nesse grupo entra leads que são incorretos ou incompletos, depois um que não tem o perfil que a empresa busca, ou seja, desqualificado, e aqui é importante que a empresa defina métodos para analisar e qualificar os Leads. É comum as empresas adotarem métodos frágeis para essa definição, e muitas vezes as empresas ficam só com a opinião do vendedor, de repente esse vendedor julgou erroneamente que o cliente não estava interessado ou que ele não tinha o perfil. E para evitar ou diminuir esses casos, a empresa precisa criar métodos mais eficientes para a qualificação inclusive sugiro que adotem ferramentas, adotando sistemas de Leads scoring para automatizar isso.
Depois nós temos o outro momento que está justamente no andamento que esse Lead recebe. Falta, por muitas vezes, trato com esse potencial cliente. Uma abordagem diferente, ou um método de contato diferente, ou ainda, time com o contato, a assertividade de apresentar soluções para o que o cliente procura. Lembre-se: clientes buscam soluções.
Antes de aumentar, verifique esses pontos, porque aumentar do ruim, é perda de tempo, é se enganar e nunca será suficiente, se o Lead não recebe um bom tratamento, queima o nome da empresa com uma pessoa.