Google Analytics x GA4.
Primeiro vamos entender o que é o Google Analytics, é uma ferramenta de monitoramento e estatísticas de atividade de uma plataforma, pode ser site, loja virtual, portal, aplicativo. É um serviço gratuito (em maior fatia de público) e utilizado desde 2005. Com ela vc consegue saber quase tudo sobre o que acontece dentro da sua plataforma, referente ao comportamento do usuário. Desde informações conteúdos mais acessados, dispositivo mais usado para acessar, tempo que o usuário fica dentro da sua plataforma, dá para saber informação demográfica, se ele acessou mais de uma página, o caminho que ele fez até sair do seu ambiente. Enfim… quase tudo.
E como tudo no marketing digital e na internet é incrível e volátil, ele está com sua versão nova, a 4ª versão. O GA4, porém, essa mudança foi tão drástica que grande parte dos profissionais estão protelando sua atualização, porque ela é muito diferente. E é claro, para muitas empresas nem sabem que tem essa mudança, que ela é tão grande e que está com dias contados.
Como disse, o GA4 é uma atualização, eu, Fernanda, particularmente entendo que é quase uma nova ferramenta, porque é muita coisa diferente, desde a sua instalação, captura das informações, visual, integrações, enfim é outro método. Pense que há pelo menos 15 anos tudo funcionava de um jeito e agora tudo muda.
Ah, mas por que precisa então do GA4? A versão UA. Universal Analytics tem dia para encerrar, em julho de 2023. Então a partir de julho de 2023 vão parar de computar dados. Como são métodos diferentes de coleta, desde a captura da informação, nomenclatura, visual… É diferente, não dá para comparar números. Logo, a empresa e o profissional precisam de histórico, precisam do lastro… E aí quem acha que trabalhar com relatórios antigos será o suficiente, se engana, porque usam métodos diferentes. Então o quanto antes vc começar a trabalhar com o GA4, menos dolorido e mais informações você terá para trabalhar. E mais suave será essa transição.
Essa mudança se deu, por conta de atualização da tecnologia, antes mais focada em sites e agora sites e aplicativos, basicamente os navegadores não irão mais trabalhar da forma que conhecemos, principalmente com relação as questões de privacidade do usuário, e a principal o registro da ação, o dito dos eventos.
Antes ocorria sessão, agora vc registra todos os eventos. E esses eventos são as atividades que o usuário executa, por exemplo, clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página, visualizar um vídeo incorporado dentro do site, e assim por diante, para nosso ouvinte ter uma ideia, são aproximadamente 12 eventos padrões para sites e 85 para apps. Isso no pré-configurado, mas com a limitação 500 eventos por propriedade.
Então em resumo: temos o seguinte cenário:
Instale e configure o quanto antes o GA4, use o GTM (Google Tag Manager) para isso.
Depois certifique-se de que a configuração do Analytics Universal, está também no GA4, incluindo as integrações com Google Ads e outras ferramentas.
Podemos manter os dois, mas não haverá possibilidades de ficar sem o GA4, e não há sinais de migração de dados.
Nos relatórios para seus clientes, já mostre as diferenças numéricas entre um e outro, e combine um prazo para exibir os relatórios apenas com os dados do GA4.
Se você ainda não tem o Google Analytics, ou não sabe sobre isso. Recomendo entrar em contato com seu fornecedor, pedir isso a ele e deixar claro que é uma propriedade da empresa e não do seu fornecedor, logo, acessos e propriedades precisam ser da empresa. E já peça para instalar o GA4… Aí já começa com tudo em ordem.