Lead nada mais é que um contato. Um possível comprador em potencial, para isso, claro, vc precisa ter informações sobre ele, e-mail, telefone, para que você, na tratativa com ele, converta em comprador.
Com uma boa base de leads aumentam as chances de crescer o faturamento, de vender mais.
E a vida de muitas marcas, principalmente no marketing digital, é justamente essa, conseguir mais leads, mais contato para o negócio. Tem empresas que tem suas áreas e a busca é por lead, mas por área, e claro, tem empresas em que a separação é por temperatura do lead.
Para quem não está acostumado pensar em esquentar o lead, ou esquentar o contato… pode soar estranho. Nada mais do que pegar o contato e trabalhar com ele em estágios até ele concluir a compra.
Então o Lead frio, quando por alguma razão essa pessoa até demonstrou interesse pelo seu produto, mas não precisa mais, ou ainda não está dentro do perfil da empresa. Ou esse lead não atende os critérios para qualificar, para seguir a diante.
por exemplo: informação errada, já fechou negócio com outra marca.
Pense comigo na seguinte jornada: o cliente está procurando comprar um carro, preenche o cadastro. Mas ou ele preencheu errado, ou de repente ele não tem crédito para comprar o carro. ou já comprou com outra empresa. Ou seja, o lead veio, mas ele é frio.
Lead morno, é alguém que já passou pela primeira etapa, atende os critérios da marca, mas ainda está pensando, está em definição e vai precisar de mais atendimento ou técnica para esquentar mais esses leads.
Seguindo o exemplo do comprador do carro, ao que tudo indica ele tem crédito ou vai dar o carro para parte do valor, o vendedor já mandou fotos, links, modelos de outros carros, já fala também sobre taxas de financiamento e percebe que esse lead está interessado. Isso é um lead “morno”.
Lead Quente, é quando todas as outras etapas já passaram e aquele lead realmente está dentro do perfil, ele é um potencial cliente, só falta fechar.
Para alguns agendar com ele para fazer um teste drive. Eu já o considero como quente…, mas para alguns esse lead só será quente, quando ele realizar a visita, conhecer o produto de fato, pegando nosso exemplo, quando o lead foi até a loja para fazer o test drive.
Esses são os estágios de Leads
O que é importante nessa jornada:
- Não abandonar nenhum lead (salvo aqueles que estão com informação errada)
- Pensar em aumentar a base. Mas desde que você tenha um bom tratamento para os leads. Tem muita empresa, que fala com o lead, ele de repente não deu sequência no primeiro contato, mas acaba abandonando… Precisa pegar, puxar mais informações, fazer o papel de vendedor.
- Usar o marketing digital tanto para aumentar base, quanto para nutrir leads e claro, esquentar o lead
E para isso a empresa pode:
- Criar campanhas pagas de LeadAd, fomentar o preenchimento dos dados, com landingpages, oferecer um e-book. Para nutrir, ou esquentar o lead e deixá-lo morno.
- É possível usar o e-mail marketing, grupos de WhatsApp ou lista de transmissão, jornada de vídeos e ives fechadas/exclusivas.
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O conteúdo do marketing digital é quem vai ditar o aquecimento do lead. E o estágio dele.
Mas nada disso vai adiantar, se os canais das redes sociais estiverem sem atualizações, sem conteúdo e se a equipe de vendas não estiver alinhada com o marketing digital.