Você vai comprar na black?
71% dos brasileiros, pretendem fazer compras na Black Friday de 2021. A Black Friday é uma das datas mais importante do ano em termos de vendas, não somente para o e-commerce, mas com certeza ajuda e muito quem tem loja virtual.
Para quem ainda não sabe, a Black oficialmente é na última sexta do mês de novembro. Mas aqui no Brasil é normal as empresas adotarem o mês inteiro, ou ainda, a semana inteira que antecedem a última sexta. E claro, ações mais agressivas deixadas para última semana e na própria sexta-feira.
Preparei algumas estratégias de divulgação usando o marketing digital que as empresas podem adotar, principalmente nesta última semana.
- Investir em campanhas pagas, e lembre-se que durante a black, as campanhas podem ficar, ficar de 30 a 40% mais caras. Uma dica para tentar reduzir isso, é segmentar com inteligência seu público-alvo;
- Invista também no remarketing. Dá para fazer remarketing com Instagram e Facebook. E é excelente público-alvo;
- Fortalecer as redes sociais com muitas publicações, principalmente com conteúdo que vão além só do preço. Frete grátis, sobre entregas rápidas, falar bastante sobre as facilidades de pagamento. Estamos aí com o PIX que pode ser um excelente aliado principalmente na questão da compra por impulso;
- Live Commerce, não dá nem para pensar em não fazer uma super BLACKLIVE, com os principais produtos e promoções. Separe aí uma live de pelo menos 20 a 30 minutos;
- Dá para preparar listas de e-mail de clientes, ou ainda, selecionar somente os clientes que compraram na black do ano passado e reforçar quais produtos e quais as promoções que fazem parte na black;
- Listas de Transmissão no WhatsApp;
- Dá tempo ainda inclusive de usar influenciadores digitais para gerar mais confiança com a marca;
- O que não dá: fazer Spam! Seja com whatsapp ou e-mails, não dá para fazer spam, não seguir com a lei geral de proteção de dados, ou usar de falsas ofertas, a famosa blackfraude, que fica tudo pela metade do dobro. Hoje o usuário pesquisa, ele acompanha preço.
Mas olha que interessante, algumas pesquisas apontam os fatores determinantes para que o usuário compre durante a blackfriday de 2021 e são eles:
- Preço;
- Cashback;
- Frete grátis;
- Cupom de desconto;
- Facilidade de pagamento.
Agora, você já sabe como se preparar para a Black Friday e colocar em prática.