Muito mais comum que mato na calçada, são as ciladas em formas de conselhos no marketing digital.

Por que ocorre?  Porque vendeu-se que é tudo muito mais fácil e rápido na internet. As vezes o empresário vê uma marca, ou vê uma pessoa fazendo um aparente sucesso e imagina que foi rápido. Ou não se dá conta do imenso trabalho que dá e claro, contribui muito a conversinha de alguns charlatões que reforçam esse cenário.

Mas tem alguns sinais, algumas frases que normalmente são ditas, e que já serve para acender o alerta máximo:

  • “Tá preparado? Quando a gente começar com o tráfego vai trazer muita gente.”
  • “Faça um númeroX de Stories que seu Instagram vai bombar. A gente precisa de X publicações por semana para fazer bombar”

Não existe receita. Não existe padrão. O único padrão é constância, teste e a mensuração.

Outro sintoma, confundir o nome das ferramentas e funções: Gerenciador de Anúncios, com Gerenciador de negócios com Business Suíte ou não conhece essas ferramentas.
Agora está muito na moda, usar a fé e a religião das pessoas para vender fórmulas mágicas de sucesso. Então tome cuidado.

 

Cuidado e desconfie daqueles que te abordam, sem conhecer a fundo sua empresa, desconhece o perfil do seu público, não sabe ou não viu o histórico, vem com uma conversinha apontando erros ou colocando pontos de melhoria… Desconfie, acenda o alerta, porque ninguém trabalha de graça.

Como se prevenir? Além de estar sempre atento, ao menor sinal de sucesso fácil, rápido ou baixo investimento. Acompanhe. Cobre, busque conhecer um pouco mais sobre o marketing digital para não cair em meia dúzia de termos rebuscados.

 

Use somente suas contas, e ceda apenas as permissões de acesso, pois é comum alguns profissionais venderem a ideia de usar a própria conta de anúncio. Então as contas são da empresa, e ela cede acesso, para pessoas específicas e como limitação de função.

Qualquer sugestão de automação, uso de bots, desconfie, a possibilidade dá marca perder a conta é grande. Discuta junto as estratégias. É importante o cliente deixar o profissional trabalhar, mas um bom profissional, precisa e reconhece que a troca com o cliente é FUNDAMENTAL. Desde conteúdo, segmentação de campanha paga, resultados.


Cobre relatórios e discuta relatórios, procure entender o que os números representam. Importante os relatórios para comparar, é importante para perceber o quanto o profissional contratado sabe o que está fazendo, alguns, principalmente os meia roda, não sabe nem fazer 2+2, imagina analisar resultados. Relatórios precisam ter análise de resultados.

Cuidado com os contratos de longa duração, e observe a questão de uso dos conteúdos produzidos pelo prestador, pós rompimento do contrato, e claro a questão da rescisão.

Lembrar sempre que o básico bem-feito é o novo avançado e a única regra válida é constância, teste e a mensuração.

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