influenciadores digitais
Vou começar explicando a diferença entre influenciador e uma figura pública, algo que muitas marcas acabam fazendo uma pequena confusão na hora de contratar um influenciador para seu negócio.
Uma figura pública pode ser qualquer pessoa que será reconhecida localmente ou nacionalmente e não necessariamente ela seja uma pessoa influenciadora. E como o nome já diz, um influenciador digital, é aquela pessoa que através do seu comportamento ou fala, influencia hábitos e consumo de outras pessoas.
Vamos a um exemplo clássico: Um político, pode ser reconhecido localmente ou nacionalmente, ou ainda um jornalista, que aparece todos os dias na TV, naturalmente as pessoas o reconhecem, essas são figuras públicas, não necessariamente que sejam influenciadores capazes de atrair atenção com relação seus hábitos pessoais.
Um influenciador, pode ser alguém que apenas fale sobre sua vida e aí nesse caso o fator produto, é de fato a vida dele, hábitos, lugares, estilo de vida… esse indivíduo é capaz de fazer outras pessoas desejarem fazer as mesmas coisas que ele.
OU um influenciador pode ser alguém que fala de um determinado tema, de um assunto e ele é reconhecido por essa temática e pouco da vida dele é compartilhada, mas tudo que diz respeito ao trabalho ou lado profissional, do tema central dele é considerado e interfere diretamente no comportamento de outras pessoas.
Outra consideração importante com relação a um influenciador, número de seguidores ou visualizações não estão relacionadas a influência. Vamos pegar um exemplo: você pode facilmente ter milhares de seguidores, ou ainda, vídeos terem milhares de visualizações e não ser capaz de convencer ninguém a comprar uma bala na padaria da esquina. Números inflados, não é influência.
Agora vamos para as considerações e as vantagens e desvantagens de trabalhar com influenciadores.
Quando uma marca resolve fazer esse tipo de ação e de campanha é superimportante, ela deve levar em consideração:
- Público que desejo atingir
Esse público está onde? Qual canal? Trabalhar com influenciadores precisa ter identificação marca x público-alvo
- É interessante, listar pelo menos 5 nomes de possíveis influenciadores. Leve em consideração os influenciadores LifeStyle e os de nicho/técnicos. E de diferentes níveis, dos nanos, aqueles que tem menos de 5mil seguidores e aos grandes influencers.
- Acompanhar essas pessoas, por um período, vai ajudar a entender como é o conteúdo produzido, acompanhar o engajamento e aproveitar para avaliar a conduta destas pessoas com vários temas e situações.
- Acompanhe também esses influenciadores em outros canais, as vezes um influencer é muito bom em um canal, mas ele pode não ser interessante em outro, e justamente nesse outro, você tem uma fatia maior de público-alvo.
- Chame esse influenciador para uma conversa, tente mostrar mais sobre seu negócio, sobre o que deseja, para avaliar se há de fato sinergia.
- Outra vantagem importante é a co-criação da campanha. Nada de mandar o card pronto ou o vídeo pronto. Essa construção precisa ser em conjunto, mas prevalecendo a criação do influenciador, ele sabe como a audiência dele funciona e a melhor forma para levar a informação até o público.
- Outra vantagem, é trabalhar com dados, então peça o MídiaKit do influenciador, os influenciadores mais maduros e profissionais terão dados de audiência, desempenho de campanhas que podem ajudar a empresa a escolher o melhor para o que ela busca.
- Vá além de número de seguidores, considere outras métricas, mas também não esqueça que nem tudo será possível de ser mensurado.
- Cuidado com os influenciadores que são muito extremistas, você pode atrelar sua marca com pessoas ruins ou que podem prejudicar a imagem da empresa, por estarem sempre envolvidos em confusões.
- Por fim, ações com influenciadores são campanhas de longo prazo… Pense nisso quando for contratar, escolher ou definir uma ação.