Áudio: Já pensou em usá-lo para os negócios?
Se você parar para pensar, o áudio está super inserido no ambiente digital e, claro, na rotina diária de todos. Por exemplo:
- Áudio em alta – trends do Reels. Faz diferença no desempenho dos conteúdos nas redes sociais. A música está sendo redesenhada para ganhar mais força, tanto que algumas gravadoras já consideram as redes sociais ao gravar trechos de 15 segundos nas músicas.
- Podcast.
- Busca por voz.
- Troca de mensagens por voz.
- Salas de bate-papo por voz.
E quem nunca assistiu a uma live apenas ouvindo?
E claro, o clássico e dinâmico rádio, como o conhecemos e como estamos usando agora como uma plataforma de comunicação, completando 100 anos. E nunca esteve tão moderno e presente na vida das pessoas.
Então sim, áudio é um formato de conteúdo incrível e pouco explorado. Mas como uma marca pode utilizar melhor esse formato?
Começando pela busca por voz. Pense como cliente.
De acordo com dados do próprio Google, 27% das pessoas já utilizam a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis, e 48% dos brasileiros afirmam usar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% utilizam essa tecnologia diariamente. Outra pesquisa revela que 40% dos consumidores usam a voz para pedir ou comprar algo todos os meses.
Isso pode impactar diretamente o posicionamento orgânico dos sites. Vale a pena, como estratégia, identificar a forma como seu público-alvo faz pesquisas por voz. Isso pode ocorrer tanto por uma questão de facilidade quanto por uma impossibilidade de digitar. Portanto, crie conteúdos que ofereçam respostas claras a perguntas frequentes feitas por meio de comandos de voz. Dê atenção especial às perguntas curtas. Por exemplo: “O que é marketing digital?”. O conteúdo produzido será sobre marketing digital, e assim segue o fluxo.
Outro conteúdo interessante é o de perguntas frequentes. Aqui você pode usar frases curtas que seus clientes geralmente já fazem a você. Use uma linguagem informal. Além disso, ofereça busca por voz dentro da sua loja virtual, e disponibilize o áudio dos textos presentes no seu site.
Outro ponto importante:
Se seus clientes costumam enviar mensagens de voz, é uma boa prática respondê-los também com áudios. Vale a pena ter algumas mensagens pré-gravadas para respostas frequentes, o que pode agilizar bastante. Mas o mais importante é que essa troca de áudios humaniza que aproxima o cliente da marca, gerando identificação emocional. Além disso, ouvir a resposta evita mal-entendidos, já que o tom de voz contribui para a clareza da mensagem.
Criar um podcast? Sim, mas não apenas isso. Uma marca pode, por exemplo, criar uma playlist agradável para tocar como música ambiente no seu espaço físico. Atenção ao seu gosto musical: o ambiente precisa ser agradável para todos, e o foco é o cliente. Também fique atento ao volume dessa playlist.
Além disso, não é necessário produzir um podcast do zero; a marca pode patrocinar um podcast existente ou inserir áudio como formato de mídia em campanhas de mídia programática. Segundo o IAB Brasil, 59% dos ouvintes se lembram dos anúncios ouvidos em podcasts, e mais da metade (56%) realiza alguma ação após ser impactada pelo anunciante.
E claro, usar áudios em vídeos pode ajudar a reter a atenção do usuário por mais tempo. Contudo, usar um áudio que está em alta, mas que não combina com o conteúdo, pode prejudicar o desempenho. Por isso, capriche na trilha sonora dos seus vídeos. Lembre-se: o foco é o cliente, não seu gosto pessoal.
Outro ponto fundamental: capriche na captura de áudio ao criar vídeos. As pessoas podem tolerar imagens de baixa qualidade, mas ninguém permanece assistindo se o áudio estiver ruim. Isso vale especialmente para lives. Invista em microfones de boa qualidade.