Áudio, já pensou em usar para os negócios?  

E se você parar para pensar, o áudio está super inserido no ambiente digital e claro na rotina diária de cada um. 

Por exemplo:  

Áudio em alta – trends do reels. Faz diferença no desempenho dos conteúdos nas redes sociais. Tanto que a música está sendo redesenhada para ganhar mais força, algumas gravadoras já consideram as redes sociais os trechos de 15s na gravação de música. 

Podcast 

Busca por voz 

Troca de Mensagens por voz 

Salas de bate papo por voz 

E quem aqui não assiste uma live apenas ouvindo? 

E claro, o clássico e dinâmico: Rádio mesmo. Como conhecemos e como estamos usando agora como plataforma de comunicação, que está completando 100 anos. E nunca esteve tão moderno e presente na vida das pessoas. 

Então sim. AUDIO é um incrível formato de conteúdo e pouco explorado. 

E aí como uma marca pode usar melhor esse formato? 

Começando pela busca por voz.  Pense como cliente. 

De acordo com dados do próprio Google, 27% das pessoas já utilizam a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis e 48% dos brasileiros afirmam utilizar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% usam a tecnologia diariamente. E outra pesquisa diz que 40% dos consumidores usam a voz para pedir ou comprar algo todos os meses. 

Isso pode ter interferência direta no posicionamento orgânico de sites. Vale como estratégia, identificar a forma que seu público-alvo pesquisa por voz, para não ter que digitar, seja por qualquer impossibilidade, seja por facilidade. Então vale criar conteúdos que remetam a respostas possíveis a perguntas prontas que normalmente as pessoas fazem por comando de voz. Atenção especial a perguntas curtas. Por exemplo: “O que é marketing digital”: o conteúdo produzido será marketing digital… e aí o fluxo do conteúdo.  

Outro conteúdo interessante é a parte de perguntas frequentes, aí sim, pode abusar das frases curtas que normalmente o seu cliente já faz a você. Use uma linguagem informal. 

Use o campo de busca, não somente como texto, mas com a busca por voz dentro da loja virtual. 

E disponibilize o áudio do texto que está no seu site.
 

Outro ponto importante: 

Mensagens por voz: Se normalmente o cliente mandar áudios, é de bom tom, responder por áudio. Aí vale já deixar alguns áudios já gravados, com as respostas que são prontas, que vai ajudar bastante. Mas o mais importante nessa troca de áudios é o quanto humaniza e aproxima o cliente da marca. Porque há a identificação emocional, sem contar, que ouvir alguém respondendo tira qualquer mal entendimento, pois o tom de voz, contribui muito. 

 

Dá para criar podcast? Sim, mas não somente podcast. Uma marca pode ter uma playlist legal para colocar como música ambiente no seu espaço. Atenção ao seu gosto musical, o ambiente precisa ser agradável a todos e o foco é o cliente. Atenção a altura dessa playlist. 

Outro ponto, não necessariamente produzir um podcast, mas patrocinar um ou ainda, inserir áudio como formato de mídia em campanhas de mídia programática. IAB Brasil revela em que 59% dos ouvintes se recordam dos anúncios ouvidos em podcasts, e mais da metade (56%) realizou alguma ação após o impacto do anunciante. 

E claro, usar de áudios em seus vídeos, pode ajudar a reter por mais tempo o usuário, assim como usar um áudio que está em alta, mas que o conteúdo não combina com o áudio, não vai ajudar.  Então capriche na trilha sonora de seus vídeos, atenção especial ao seu gosto peculiar… Lembre-se não é para vc é para seu cliente. 

E claro, capriche na captura de áudio, quando for criar vídeos, as pessoas assistem vídeos com imagens ruins mas ninguém fica quando o áudio está ruim. Isso vale para as lives. Invista em microfones mais robustos. 

Um recado importante: Estamos há 3 meses da blackfriday que ocorre em 25/11. Hora de planejar e preparar suas campanhas. Não deixe para a última hora.  

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