Produtoras rurais contam que trocaram feiras por aplicativo de conversas. A convite do G1, consultora digital deu 6 dicas de como melhorar as vendas no Facebook e no WhatsApp.
A rede social foi o começo de tudo. Meus pais tinham uma horta para consumo próprio e, um dia, como eu estava desempregada, minha mãe sugeriu que eu vendesse o que tinha ali. Postei uma foto no Facebook e a repercussão foi enorme”, lembra.
“Com o dinheiro das vendas, investi em uma cozinha industrial, onde produzo pão e bolacha para escolas. Também vendo bandejas com verduras processadas”, explica a agricultora, que tem a ajuda da família toda no negócio.
“A nossa feira tem outras barracas que oferecem os mesmos produtos e não é tão movimentada porque moramos em uma cidade pequena. Por isso, a nossa maior forma de distribuição é por Whatsapp mesmo”, relata.
Os clientes fazem as encomendas apenas pelo Whats. Não participamos de feiras e nem saímos vendendo os ovos pela cidade”, explica.
Sem intermediários
Tenho orgulho de contar a nossa história. Nunca imaginei tirar nosso sustento totalmente do campo, da nossa produção. E tudo começou com a foto de uma horta!”, revela.
Ainda de acordo com o presidente da Fetaep, essa mudança no comportamento da população rural também beneficia os clientes. “Eles recebem, em casa mesmo, produtos que têm pouco ou quase nada de agrotóxicos e que são produzidos com muito carinho”, garante.
Veja dicas de como melhorar as vendas nas redes sociais
Hoje, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários no Brasil. Os brasileiros, assim como os indianos, estão entre os que mais usam o aplicativo de conversas no mundo. Já no Facebook, são 2,2 bilhões de pessoas ativas ao mês, sendo 27 milhões brasileiras.
A convite do G1, a consultora digital Fernanda Musardo separou seis dicas para os agricultores que querem incrementar as vendas pelas redes sociais.
Veja abaixo:
- Divulge o produto com fotos e vídeosPrepare-se para divulgar o produto. Isso quer dizer fazer fotos e vídeos fotos da plantação, da colheita e também do produto final de diferentes formas. Caso o agricultor tenha embalagem, também pode usá-la. Sempre mostre a qualidade do produto e o quão fresco ele está.
- Crie uma página no Facebook para o seu negócioCrie uma página no Facebook para divulgar o material produzido. Ela deve ter informações básicas e completas sobre como o cliente pode pedir ou comprar o produto.
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Participe de grupos no Facebook com o seu perfil pessoal
Participe dos grupos no Facebook usando o perfil pessoal mesmo. Grupos no Facebook ajudam a espalhar as informações na página já criada. É natural também que alguns clientes visitem a página no Facebook para conhecer mais produtos e o agricultor.
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Tenha um número de WhatsApp para conversar com os clientes
Tenha um WhatsApp para que o cliente possa pedir mais fotos e fazer o pedido. É importante que o agricultor crie um esquema padrão de informações necessárias para não se perder, como nome do cliente, produto escolhido, local de entrega, quantidade, data de entrega etc.
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Use o status do WhatsApp a seu favor
Use o status do WhatsApp para informar sobre promoções, sobre a rotina de produção, sobre a separação do produto e outras curiosidades sobre a lavoura.
- Crie uma lista de transmissão no WhatsAppPode ser interessante também criar uma lista de transmissão para clientes como maneira de fidelização. É importante sempre dar a ele a opção de sair desta lista