Vamos falar de TikTok e como ele pode ser um incrível canal para vendas. A cada tempo falamos aqui da importância e o quanto o TikTok vem se mostrando interessante para os negócios e se tem alguém que ainda torce o nariz, é bom começar a se abrir as possibilidades e consumir a rede de uma forma diferente. Isso porque segundo a própria rede social 25% dos usuários buscam ou compram um produto imediatamente depois de vê-lo na plataforma. Além disso, uma pesquisa da Opinion Box constatou que 38% dos brasileiros já compraram algo a partir de um anúncio visto no TikTok. Inclusive, trouxe alguns cases. O Serasa por exemplo renegociou a dívida de quase meio milhão de brasileiros. A taxa de conversão da empresa na plataforma é de 75%. Ou seja, três em cada quatro pessoas que clicam no anúncio do TikTok baixam o aplicativo do Serasa e renegociaram suas dívidas. Segundo Matheus Moura, Diretor de Marketing da Serasa a melhor estratégia era fazer um conteúdo específico para o TikTok, utilizando linguagem autêntica e conversando com a comunidade. Outro case super importante, que está ainda acontecendo é de um hidrante labial de uma farmacêutica com uma empresa de balas, o engajamento está sendo tão grande que os 300 mil batons, previstos para durar até o final do ano, esgotaram em quinze dias. Cinquenta mil, em um único dia. A hashtag da marca já passou da casa dos 180 milhões de visualizações.
Outro estrondo foi a o creme para cabelos aquele potão grande super comum que é vendido em farmácias, e supermercados. A hashtag da empresa passou dos 600 milhões de visualizações esse creme virou febre na gringa graças aos vídeos de americanos usando o produto para finalizar cabelos cacheados, para ter uma noção do impacto desses vídeos nas vendas, se antes a companhia mandava um container por ano para os Estados Unidos, depois do TikTok teve que despachar 10 –25 mil potes, em cada. Um destes containers somente do creme na fragrância maracujá, que foi o vídeo em questão que mais viralizou. Aproximadamente 25 mil potes em cada container.
Atualmente, mais de 88 milhões de brasileiros tem conta ativa, 59% de usuárias do sexo feminino e 66% com menos de 30 anos.
A maior dificuldade para as marcas é entrar na plataforma e produzir um conteúdo legítimo. É normal reaproveitarem o conteúdo do Instagram, é um começo, mas o ideal, o melhor realmente é criar algo exclusivo. Outro elemento de conteúdo que contribui para viralizar é o uso de hashtag, uso de localização e claro, as músicas que estão em alta. Só reforçar que o conteúdo precisa ser exclusivo e coerente com a plataforma. Não adianta pensar em vídeo para o Instagram, mas compartilhar exclusivamente no TikTok, pois a construção não foi pensada para outro local apesar da semelhança, possuem suas características bem diferentes. Uma outra possibilidade é como o Serasa fez, além de criar conteúdos exclusivos, e direcionados, o uso de campanhas pagas, pode ser um caminho interessante, e caso a empresa já possua um corpo, uma estrutura financeira mais robusta, os influenciadores irão funcionar bem!!