Esse tema, foi uma sugestão de alguém, que estava maratonando o especial de dezembro e perguntou sobre o que era o T-Commerce e qual a diferença do E-commerce e como pode começar.  

Quando a gente fala de e-commerce o primeiro pensamento é uma loja virtual, onde vc acessa o endereço da empresa, escolhe os produtos e finaliza a compra 

Mas hoje em dia, temos inúmeros formatos, plataformas, e modalidades, o T-Commerce é como uma extensão do e-commerce, porém usa a televisão para levar até a transação da venda através da propaganda. Agora, tem ideia de quando surgiu o T-Commerce? Em 1979, Michael Aldrich apresentou uma televisão modificada que permitia fazer a compra online, era chamado de Teleshopping, engana-se quem acha que tudo é novo 

Mas voltando para 2023, algumas pessoas podem pensar que o T-commerce, é como aqueles canais de televisão que ficam mostrando produtos, mas não. Pense que você está vendo uma propaganda na TV, e precisa realizar alguma interação direta para levar a conclusão da venda, como exemplo: como apontar a câmera do celular e scanear o QR Code, ou clicar num banner que apareça na tela, enfim, lembre-se que precisa existir a interação entre televisão e internet para conclusão da venda. 

Outra modalidade de e-commerce que já é super conhecida é o M-commerce ou o mobile commerce, é a modalidade de usar apenas o celular ou o dispositivo móvel para concluir a venda.  

Temos o S-commerce, que é o Social Commerce, onde a venda ocorre através das redes sociais. Estamos falando de Instagram Shopping, ou TikTok Shopping 

C-commerce que usa os aplicativos de mensagens para concluir a venda. Um exemplo é o WhatsApp business onde o lojista pode configurar seu catálogo de produtos, incluir preços, fotos, descrições e o usuário pode concluir a compra diretamente pelo aplicativo. 

O e-commerce de forma geral no Brasil vai muito bem e com excelentes projeções para 2023, segundo a ABComm a projeção para 2023, é de movimentar mais de R$185 bilhões. O ticket esperado ficará na casa dos R$470 por compra, e a expectativa é de movimentar 395 milhões de pedidos. 

Você pode começar pelo básico bem-feito (redes sociais, WhatsApp, até mesmo usar algum marketplace) e lembrar dos seguintes pontos:  

Não importa qual modalidade do e-commerce você escolha, fotos de qualidade, descrições completas e focadas nos clientes e buscadores com técnicas de SEO, preços competitivos, entrega facilitada e o atendimento rápido e gentil nos chats e mensageiros, esses pontos tornarão sua trajetória mais fácil no e-commerce e claro… muito marketing digital para fortalecer as vendas. 

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