Tudo para ter mais seguidores, e para isso esquecem até de seguir com a lei brasileira, lei específica sobre sorteios, lei supernova, 20 de dezembro de 1971 que fala sobre A distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda.
Então, ela diz o seguinte: A distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, dependerá de prévia autorização do Ministério da Fazenda, nos termos desta lei e de seu regulamento.
Então isso quer dizer que você precisa da autorização e para isso, preencher todos os requisitos e solicitar junto a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP a autorização
Caso a empresa não tenha a autorização, ela tem como punição:
- Proibição de realizar distribuição gratuita de prêmios pelo prazo de até dois anos;
- Multa de até cem por cento do valor total dos prêmios
Agora tem a regra das plataformas, por exemplo Facebook e Instagram:
- As regras oficiais;
- Os termos da oferta e os requisitos de qualificação (por exemplo, restrições de idade e residência);
- A conformidade com as regras e os regulamentos aplicáveis que regem a promoção e todos os prêmios oferecidos (por exemplo, registro e obtenção de aprovações regulamentares necessárias);
- Você não deve marcar conteúdo ou incentivar usuários a marcar conteúdo de maneira inadequada (por exemplo, não incentive as pessoas a marcarem a si mesmas nas fotos em que não estão presentes).
- Qualquer termo de plataforma que o usuário quebra pode ocorrer:
- Bloqueios temporários;
- Exclusão de conta;
- Banimento de conta;
- Em alguns casos, diminuição de audiência.
Então você pode fazer, desde que dentro da lei brasileiro e seguindo uma regra de uso da plataforma.
É uma boa estratégia? Eu sempre digo que podemos experimentar outras frentes primeiro. Ações com clientes já ativos. Ação interna com os colaboradores. Se os de casa, não te seguem imagina os que ainda não te conhecem, para trazer gente nova, pode testar antes anúncios pagos, ação com influenciadores, campanhas promocionais dentro dos ambientes físicos.