SIIIIIIM! A semana começou com uma boa notícia para quem gosta da união da TV com as redes sociais (Social TV ou TV Social). Acontece que o Facebook está com grandes planos de se tornar “amigo” da televisão neste ano. A boa nova veio através de Dan Rose, Vice-Presidente de Sociedades do Facebook, que disse que, neste ano, as emissoras de TV e os estúdios de cinema encontrarão aplicativos na própria plataforma do Facebook para seus produtos. Além disso, a opção de check-in será ampliada e, além de dizer onde você está, também será possível dizer o que você está assistindo ou lendo, por exemplo!
A possibilidade do casamento dessas duas mídias produz excelentes oportunidades para termos aplicativos de Social TV no Facebook. Antes, era preciso sair da rede social (ir até o GetGlue, por exemplo), agora tudo ficará no mesmo lugar! Na mesma entrevista, foi dito (e mostrado) que a opção de check-in do Facebook será expandida: poderá fazer check-ins não só em lugares públicos, mas também em livros, filmes, programas de TV. Nós saberemos o que nossos amigos estão assistindo e lendo e, caso eles cliquem e queiram saber mais, serão direcionados para o Netflix.
Pelo que foi dito por Dan, a demora dessa integração com a televisão aconteceu por causa de uma mudança na lei norte-americana, que proibia o aluguel de um vídeo individual sem consentimento. Agora, com o Netflix, que já é líder de mercado, pode-se acrescentar aplicativos de redes sociais.
Será uma era de ouro para a nova geração que tende a viver conectada e a consumir (muita) televisão como pode se ver nas pesquisas de Social TV 🙂