Em matéria para o jornal A Gazeta do Iguaçu, nossa especialista em mídia social, Fernanda Musardo, fala sobre como os candidatos as eleições não sabem aproveitar as ferramentas voltadas a redes sociais. Não possuem uma estratégia de divulgação da campanha e mesmo quando fazem algumas ações, elas são pouco eficientes. Poucos candidatos fazem bom uso das redes. Confira abaixo a matéria na integra.

Internet e redes sociais não são bem aproveitadas por candidatos

“A internet tem que virar a televisão dos candidatos a vereador”. Essa seria a lógica a ser seguida pelas mais de 700 pessoas que estão tentando uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba nas eleições deste ano. Porém, segundo a especialista em mídias sociais, Fernanda Musardo, em quase 100% dos casos não é isso que acontece.

Maioria

“A grande maioria das pessoas não assiste ao horário eleitoral, e mesmo que assistisse, cada candidato tem um tempo muito pequeno. As rede sociais surgiram como um fator que pode ajudar muito”, explica Fernanda.

Especialistas

A especialista, analisou redes de alguns candidatos, aponta que os erros cometidos são basicamente os mesmos. Para ela, o primeiro deles, é a falta de foco com o público alvo. “O candidato a vereador é o representante de algum segmento, seja uma classe ou uma região da cidade. Portanto, é com esse público que ele escolheu representar que ele tem que falar”, diz Fernanda.

Afirmação

Ela afirma que a maioria das pessoas tem a ideia de que como a rede social é muito ampla, há a possibilidade de atingir muita gente. “Na verdade as pessoas procuram assuntos de seu interesse nas redes. Não tem como agradar todo mundo. Por isso, é melhor fidelizar um público, que pode votar no candidato e até indicar esse nome, do que tentar falar com todo mundo e não atingir ninguém”, explica.

Conteúdo

Além do cuidado com o conteúdo postado, Fernanda lembra que o período de campanha é uma boa oportunidade de despertar o interessa da sociedade para a politica, mostrar aos eleitores o papel do vereador e debater a cidade de forma inteligente. “Não adianta só reproduzir conteúdos, deve-se ter uma preocupação com a imagem e linguagem”.

Facebook

A linguagem, inclusive, é um dos piores pontos no Facebook dos atuais candidatos nas redes sociais. Segundo Fernanda Musardo, ainda existe uma falsa impressão que o site é uma ferramenta apenas de uso pessoal. “O Facebook é uma ferramenta muito poderosa se bem utilizada. Por isso este é um mercado em amplo crescimento e que tem profissionais especializados nisso. Não é qualquer pessoa que sabe fazer. Precisa ser estudado e feito com muito cuidado, senão pode causar o efeito contrario”, diz.

Candidato

Como um bom exemplo dentre os candidatos deste ano, Fernanda elegeu Eduardo Ferraz (PDT). “Ele conversa bem com o público jovem, que claramente é seu alvo, posta vídeos legais, de alta qualidade, com analises da cidade e projetos”, afirma.

Notas de reportagem

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software