O primeiro passo é organizar a casa,
Organize, suas informações. Por exemplo, fotos mais antigas, fotos de produtos, vídeos, mailing… cria uma pasta e vai colocando tudo ali. Desde a logo, a foto da primeira reforma. TUDO que é material. Mas por favor, organizado. Será necessário sempre.
DEPOIS pense em um plano de ação.
Agora vamos para parte prática. Precisamos usar de alguns meios, canais, plataformas.
- Obrigatório ter um site/loja virtual. Invista, Seu site, é seu ambiente, é o local onde você é dono 100%. Mas Fernanda, eu não tenho recurso financeiro! Invista! Não é o melhor dos mundos, mas você pode ter um site usando pelo menos o Google site. Só acessar Sites.google.com
- Use CMS, sistemas de gerenciamento de conteúdo pode ser um WordPress. Anotem aí. WordPress.
- Mas eu tenho uma loja virtual. Dependendo do teu cenário, vc pode usar o próprio WordPress ou um Magento. Importante Lojas virtuais, com ou sem seu site, precisam estar dentro de Marketplace, pode ser o Mercado Livre, pode ser o Facebook. Pense no seu segmento e procure um marketplace
- Minhas redes sociais. Mais uma possibilidade de você estar presente e que se faz necessária. Redes sociais é atualização diária e constante. Nada de aparecer lá um dia na semana, fingindo o compromissado. Tem que colocar a cara mesmo, tem que falar com seus clientes. Tem que fazer campanha. APAREÇA!
Depois vamos para as estratégias de atrair gente para nossos ambientes:
– Anúncio pago/ mídia paga (google ads ou social ads)
– E-mail Mkt
– Conteúdo
Então para não esquecer, anota aí o passo a passo:
- Organizar as informações;
- Meu site/minha loja/marketplace;
- Minhas redes sociais – aproveita e me segue lá no Instagram @FernandaMusardo;
- Manter uma atualização frequente nas redes sociais e site;
- Campanhas pagas – para alavancar seu alcance de público;
- Conteúdo frequente;
- E-mail marketing;
Para não se perder no começo no marketing digital, planeje, organize e tenha frequência nos conteúdos.