Acho que os maiores desafios para quem atua na gestão do marketing digital são:
- A falta de conhecimento. Muitos gestores vêm do marketing tradicional, o que não vejo problema algum, mas a falta de conhecimento sobre o digital: desde a estratégia até a mensuração. Isso gera um problema, essa falta de conhecimento para saber pedir, para conseguir cobrar algo;
- Está escasso no mercado profissionais focados em dados e em transformar esses dados em informação estratégica, esse com certeza é um grande desafio;
Inclusive, faço uma pergunta para o leitor: qual estratégia que você adotou no último trimestre qual gerou mais desempenho e qual trouxe mais conversão? Se respondeu “acho”, titubeou, ou se ficou sem resposta, já é um indicativo de que não está sendo usado os dados que a internet oferece estrategicamente para os negócios dele…
- A terceirização largada. É normal fazer a terceirização, mas precisa ter as rédeas para o que é importante. Tem muita empresa que fica querendo mudar o background de uma imagem e esquece do mais importante, que é discutir as estratégias, desenhar um bom perfil de segmentação para as campanhas pagas. Mas fica se apegando à florzinha do canto do post que vai entrar no Twitter. Não que a estética como um todo não seja importante, mas a gestão precisa estar atenta às estratégias de forma geral, aos resultados alcançados, novas frentes de trabalho, trazer insights para os novos negócios da empresa. Essa é a função;
- E por fim, não menos importante, a falta de organização. Não há resultado positivo sem organização e planejamento. Quem faz de qualquer jeito, qualquer resultado serve.
Eu elencaria esses pontos: Conhecimento, dados, operação estratégica e planejamento.