Fiz um compilado das mudanças, das novidades para o nosso leitor ficar bem informado e principalmente, vislumbrar as possibilidades para o seu negócio.
Novidade 1 do Instagram:
Listas de Transmissão é o novo recurso do Instagram, muito semelhante ao Telegram. Agora você pode criar uma lista de transmissão, qualquer um pode ingressar na sua lista e convidar outras pessoas a fazer parte dela, criando uma grande comunidade. Essa função conta enquetes, áudios, vídeos, inclusive com a busca, algo que facilita bastante, tudo direto pelo Instagram na área dos Directs. É mais uma medida da Meta para a questão das comunidades que está tão em alta nas mídias sociais, unindo Comunidades + Mensageiros.
Novidade 2 do Instagram:
É a liberação o selo azul de verificação, porém pago. O que antes só acontecia para marcas e pessoas de relevância nacional ou pública, agora será oferecido para qualquer um, mediante pagamento mensal. A estimativa é que nos próximos meses seja liberado no brasil e o valor do pagamento é de aproximadamente 60,00/mês fazendo a conversão dólar/real. Além do selo azul o perfil terá acesso ao um serviço de suporte da Meta, e funcionalidades e ferramentas adicionais de segurança. Isso é bem interessante.
Essa novidade segue a linha do Elon Musk no Twitter que liberou primeiro essa ideia de venda de verificações, inclusive, essa é uma outra novidade que trago, o Twitter liberou o selo azul de contas verificadas no Brasil, também pelo valor de 60,00/mês e inclui além da verificação uma distribuição diferente dos posts, vídeos e tuites mais longos e edições de tuites e menos exibição de publicidade. Confesso achei bem legal, gostaria de criar um mix juntando as funções oferecidas pela Meta com as funções oferecidas pelo Twitter.
Muito possivelmente, nós veremos mais plataformas oferecendo esse serviço, como TikTok ou Youtube, acredito que essa função é de grande valia para marcas e negócios.
Novidade 3 do Instagram: A retirada da marcação de produtos nas lives. Importante reforçar que essa remoção é apenas para as lives. Essa mudança não muito boa deve ocorrer até final de março. Atualmente o Instagram também removeu o guia de compras da tela inicial, o recurso Instagram shopping ainda existe, porém o foco da Meta está em conteúdo, aproveitando o gancho de conteúdo algumas sinalizações dos próprios diretores da plataforma afirmando em suas contas pessoais, uma mudança futura nos formatos de conteúdo, retomando a força para as fotos.
E aproveitar que hoje é feriado, e lembrar para quem nos acompanha que todos os programas da coluna estão disponíveis no portal da CBN e é um bom momento para maratonar todos os conteúdos e claro, trabalhar melhor os canais digitais