Nos últimos dias, administradores de páginas do Facebook tem notado uma diminuição nos números de pessoas “falando sobre isso” e de “visualizações de publicações”. As dúvidas surgiram, e teorias sobre essa queda, também.
Oficialmente, o Facebook ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas Geoffrey Colon da Social@Ogilvy’s, afirmou ter a informação sobre o ocorrido, diretamente do Facebook.
De acordo com Geoffrey, o Facebook mudou o algoritmo EdgeRank no último dia 20 de setembro. Aparentemente, essa mudança foi feita para valorizar mais o feed de notícias e as campanhas patrocinadas, além de usuários de dispositivos móveis (tablets e smartphones), o que acaba gerando mais receita para o gigante das redes sociais.
Foi feito uma análise em 3 mil páginas, antes e depois dessa mudança. Segundo o blog EdgeRank Checker, os dados foram os seguintes:
- Orgânica (queda de 25% );
- Alcance Viral (queda de 45%);
- Engajamento / Fan diminuição (queda de 17%);
- Viralidade aumentou um pouco, chegando a +7%.
O que é o Edgerank?
Ao determinar que itens aparecem no feed de notícias do usuário, o Facebook usa um algoritmo chamado EdgeRank.
EdgeRank dispõe de Edges, que influenciam três coisas:
- Afinidade – A relação entre uma página e seu fã. Geralmente influenciada pelas ações de repetição tais como comentários, likes e cliques;
- Peso – Fotos, vídeos e links são os três tipos de conteúdo que recebem mais atenção;
- Tempo – Período e como as ações são tomadas.
E a sua página? Foi afetada pela alteração no algoritmo do EdgeRank?