Genteee o negócio anda meio fervendo para as emissoras de TV e grupos de comunicação. A preocupação é antiga (audiência) mas com um “bicho” novo, quer dizer não tão novo, o meio digital os canais de mídia social estão aí ha bastante tempo né? Mas a preocupação é que o digital pode/tira a audiência da TV. Claro que não, enquanto essas empresas enxergarem desta maneira vão apanhar muito do digital. AH também irão apanhar se tentar aplicar o mesmo formato da TV no digital. Quem trabalha com isso sabe que para dar certo precisa pensar diferente e oferecer muito mais e estar disposto não só a ouvir a opinião do usuário, mas como mudar os rumos na mesma velocidade. E é aí que talvez aconteça tantos erros.Globo_P

A Globo brigou, lutou muito contra, processou fez o possível para não ter seu conteúdo publicado no Youtube. Pra que? Para ter o “domínio” total do seu conteúdo, para não “dar” sua audiência sagrada ao Youtube, pois bem, Rendeu-se. A tão poderosa rendeu-se ao Youtube e divulgou que irá utilizar o canal para publicar seus vídeos. [clap, clap, clap]

Parece meio lógico né? Se você quer a audiência do seu cliente/público hoje, precisa estar onde ele quer que você esteja. Demorou e talvez fosse menos doloroso e custoso se tivesse feito isso desde sempre. Mas não é tão simples quanto parece, a líder de audiência na TV tem seus impedimentos, a começar pelo seu próprio público, que assiste na TV mas ataca na internet, chega até ser bizarro isso. Depois se você parar para pensar, existe uma galera de funcionários na Globo que estão lá há bastante tempo e ainda crê fielmente no domínio inabalável da toda poderosa e não vê, ou vê com muito desdenho as oportunidades do digital. É cultural meu amigo. Convencer um grande número de pessoas que elas precisam mudar, precisam pensar diferente, mudar essa cultura internamente é bastante complicado. MAS um trabalho longo e árduo que talvez possa ter conseguido somente agora. Mas vale a máxima de antes tarde do que nunca. 😉

logo_youtube_P

Seguindo essa linha de cultura e funcionários um grande grupo de comunicação do Sul do país o Grupo RBS anunciou por meio de seu

executivo MOR que irá demitir meio mundo de gente, para ser mais exato, serão 130 peões que serão dispensados. Algumas frases no comunicado chamou minha atenção, que foi o seguinte:

“As transformações radicais e a velocidade impressionante pelas quais a indústria da comunicação tem passado exigem energia e dedicação para entender o momento e também coragem para promover os ajustes que precisam ser feitos para continuarmos crescendo. Mudar não é opcional. É vital para o nosso projeto empresarial…”

O que ele falou é exatamente isso, a internet mudou tudo, bagunçou geral os negócios, claro que ao meu ver, para o lado positivo. Mas o fato é que HOJE se um empresa deseja permanecer viva precisa se reinventar, pensar diferente e acompanhar as mudanças na velocidade que a internet pede.
Outro ponto bem importante do comunicado foi:

Grupo_RBS_P“…O avanço tecnológico e a forma de consumir mídia nunca geraram tantas oportunidades e tanta abertura para a inovação como nos dias de hoje…”

Claro seu lindo, a internet e os canais de mídia social estão aí para te ajudar e oferecem recursos incríveis e oportunidades impressionantes a cada dia. E é isso que deixa o negócio muito mais interessante. O problema é que pensar de maneira diferente, ainda mais quando está “funcionando” para o outro ambiente, é muito complicado. Por que fazer diferente? É difícil colocar isso na cabeça de muitas pessoas.

Seguindo o comunicado (ok, deveria escrever algo só para o comunicado, mas é muito legal isso) ainda temos as seguintes afirmações:

“…Fizemos, nos últimos 12 meses, uma análise muito detalhada de todos os nossos negócios e atividades……Dobramos as equipes dedicadas ao digital, tanto nas redações quanto no Tecnopuc, e triplicamos os investimentos nesta área…

...O rádio também tem feito um excelente trabalho na internet…”

Mas eu não tinha dúvidas que a razão para tais demissões e novos rumos seria os resultados positivos que a internet pode trazer. CLAROOO
O Sr. Eduardo Sirotsky Melzer não deixa claro no comunicado, mas eu acredito que estas 130 pessoas que serão demitidas são aquelas que não conseguiram perceber as mudanças. Sabe aquele cara com pensamento tacanha que toda empresa tem? Então, acho que essas 130 pessoas são exatamente aquelas que impediam, dificultavam, ou não enxergavam que o digital, a internet tinha e tem TUDO para contribuir.
O fato é que as vezes fazer a limpa é bom, para o novo entrar e para deixar claro para os demais que se não ficarem ligados poderão ser os próximos.

Em resumo, os grupos de comunicação que antes tinham o conforto pleno da liderança não estão mais tão confortáveis assim e estão entendendo que os tempos são outros. Sabe quem ganha? A gente, consumidores insaciáveis de informação e loucos para se comunicar com o mundo inteiro. Palmas para gente que estamos mudando a maneira que as grandes empresas enxergam a internet.

Agora, quais os próximos passos? MEU senhor Jesus Cristinho, será que podemos ter mais envolvimento e interação? Pessoas que fazem a TV será que dá para ousar mais e permitir que o usuário participe MAIS efetivamente da programação e do conteúdo? Segunda Tela já é coisa velha em outros países, aqui ainda como sempre estamos engatinhando. Social TV já deveríamos ser referência no assunto.

Acordem e deixe o usuário participar. Não tenha medo!!

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software