No especial 2023 falamos sobre o mercado de trabalho, sobre o que deu certo em 2022 e as empresas podem continuar apostando, falamos também sobre canais e o que o usuário espera de conteúdo em cada canal e agora as tendências, aquilo que, terá ascensão em 2023 e que as marcas podem olhar com atenção e ir se preparando. Por que falo sobre preparação? porque muito do que vamos falar hoje, pode ser um pouco mais distante da maioria das empresas no Brasil. Mas isso não quer dizer, que ela não deva ler, estudar mais, acompanhar, traduzir esses pontos para sua realidade.  

gestão baseada em dadosdata driven marketing usar os dados e transformá-los em informações relevantes para traçar tendências de comportamento, ser assertivo na tomada de decisão e com informações em tempo real tomar decisões ágeis. Uso de dados e não o uso do gosto. 

Eu ia falar de Metaverso, mas prefiro pontuar sobre as Experiencias Virtuais mais imersivas, até porque o Metaverso foi um dos temas mais falados em 2022 e talvez o mais confuso de compreensão. Então espera-se que as experiências virtuais sejam mais imersivas, em ambientes virtuais, personificação virtual, comércio, mas acima de tudo identidade e identificação, por isso é superimportante que as marcas saibam e construam melhor suas identidades e eu não estou falando de logos e slogans, mas sim de propósitos. Essas experiências não são criar um avatar no insta e colocar esse avatar como uma mascote no seu e-commerce, é algo mais profundo. Anotem esse nome e coloquem em uma parede na empresa para buscar “experiencias virtuais imersivas” 

E aproveitando que falei sobre construção e identidade, teremos um ponto forte em 2023 que é  

Propósito e causas – clientes buscam marcas que vão além de produto, buscam a essência e buscam marcas mais humanizadas e isso precisa estar claro nas ações. Uma frente que pode ajudar a trabalhar essa área é o marketing de influência, escolher melhor seus influenciadores e construir melhor o relacionamento a longo prazo entre influenciador e marca. Traduzindo, não adianta a marca querer levantar bandeiras que não são legitimas dela, pegar um influencer baseado em número de seguidores e ficar trocando de influencer a cada ação… Isso vai ser um tiro no pé. Marcas precisam expor mais seus propósitos e causas que acreditam e trabalham e usar os influenciadores para levar essa mensagem. Aqui, vale inclusive, transformar seus líderes em figuras de influência e trabalhar oengajamento dos funcionários  

Ações Híbridas – mesclam atividades presenciais e remotas e devem ser tratadas com estratégias de negócios. Mas pegando o bonde e puxando para o marketing digital, tais ações devem ser intensificadas e bem divulgadas. Por exemplo, a marca pode criar ações que promovam a adoção das compras online e com a retiradas em ponto físico e esse ponto físico estar totalmente ambientado para isso e com uma experiência mais imersiva. Logo, quando o cliente vai até o local físico ele se surpreende positivamente, inclusive estimula um consumo adicional.  

Só uma cutucada, ação híbrida não é o QR code do cardápio gente. 

Anywhere commerce: traduzindo, e-commerce em todas as formas, telas lugares, ações… Lembre-se que a marca deve impactar o seu cliente em qualquer tela e em qualquer meio. Isso inclui a tão famosa internet das coisas, incluindo o T-Commerce, que é o comércio eletrônico com a finalização da venda usando a televisão, aí o ponto das smarts tvs. 

E por último, em 2023 muitos investimentos no Marketing de conversação, que envolve adoção de tecnologias para dar mais agilidade, inteligência e naturalidade para os fluxos de atendimento incluindo o uso de chatbots mais robustos. Tudo para conversar melhor e dar o atendimento rápido que o cliente espera. 

Quero agradecer a nossa parceria, agradecer a acolhida sempre tão carinhosa, agradecer a CBN pelo microfone aberto e desejar prosperidade e muitas bençãos para todos. Feliz 2023. 

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