Vamos falar de canais e novos canais, mas mais do que isso, hoje digo que é um dos programas mais importantes do ano, porque ele vai trazer para quem nos acompanha um overview dos canais mais importantes para o brasileiro e o que fazem em cada canal.
Quero começar com um panorama do canal: mídia social que inclusive, é o principal meio para pesquisar sobre marcas e produtos para 62% dos brasileiros conectados. E Importante! Os dados são de novembro de 2022.
Primeiro lugar:
Youtube: 138 milhões: a atividade mais realizada é 59% ouvir música, 55% assistir tutorial. E o Youtube Shorts já passou da marca de 1,5bilhões de usuários (isso a nível global). Então fiquem ligados com esse posicionamento.
Já o Instagram com 124 milhões usuários brasileiros: 69% usam para postar fotos e vídeos e em segundo lugar, com 62% usam para procurar produtos e marcas
O Facebook que tem uma turma que diz que está morrendo, conta hoje com 118 milhões, com as seguintes atividades na plataforma, sendo 71% do seu uso é se comunicar com amigos, 59% ver notícias
TikTok: 85 milhões: 78% usado para entretenimento em segundo lugar com 35% procurar marcas e produtos.
Já o LinkedIn possui 58 milhões, e nada surpreendente usado para procurar vagas/empregos para 61% e 51% ler artigos
Twitter: 26 milhões: 61% para ver notícias e 38% marcas e produtos
Lembrando que somos 145 milhões de brasileiros conectados à internet. Esse panorama serve para que empresas pensem melhor o que publicar em cada rede social para ter resultados melhores. Traduzindo: Não adianta você usar o mesmo conteúdo do Instagram para o Facebook, por exemplo, e reclamar de resultado.
As mídias sociais precisam de conteúdos distribuídos corretamente, respeitando as características de cada canal.
Além das mídias sociais, quais canais devemos olhar com mais atenção e que devem estar como prioridade das ações de marketing digital das empresas para 2023:
Depois das mídias sociais, onde o brasileiro vai pesquisar sobre marcas e produtos:
Segundo lugar os Buscadores: 56% aí entra a importância de se ter um site e um blog atualizados e estruturados com técnicas de SEO para ser mais bem indexado. Para ajudar ainda mais nessa indexação, olhem para o Google Meu Negócio e mais uma vez o Youtube também vai ajudar nessa questão de posicionamento orgânico.
Outro canal usado pelo brasileiro para pesquisar sobre a marcas e produto é próprio Site da empresa: 47,1%. Para quem ainda tem dúvidas sobre ter ou não um site oficial e manter uma atualização constante, está aí a comprovação que é necessário.
Então foco das ações para esses canais em 2023.
Agora, quando o assunto é se comunicar com a empresa, WhatsApp é o principal canal usado pelo brasileiro, sendo 78% para pedir informação ou tirar alguma dúvida e 69% receber um suporte técnico.
E um meio ainda não é muito explorado pelas empresas e que pode ser uma boa estratégia para 2023. Canais de áudio ou os podcasts, nesse caso, sugiro que seja patrocinando canais existentes, é uma excelente alternativa com um custo menor, ainda tem a relevância de trabalhar audiências diferentes.
E por fim, impossível você não pensar nos canais de mídia paga. Para nosso leitor ter uma ideia, 52% do total investido em publicidade digital nos primeiros 6 meses de 2022 foi destinado às redes sociais. Em seguida para os mecanismos de busca com 29% da fatia do investimento.
Estamos falando de fazer campanha paga no Google e na Meta (ou Facebook As) então, abre o bolso, e contemple no plano de 2023 destinar uma boa fatia de recurso financeiro para estes canais.
E não perde a próxima terça esta coluna estará incrível.
Feliz natal para você, sua família e todos da família CBN Curitiba