É comum pensar que ou você investe em marketing digital ou em mídia tradicional, outro pensamento é que uma vez que você faz o marketing digital ou que você tem alguns esforços de divulgação nos meios digitais será suficiente e que não precisará investir em mídia tradicional. Mas é completamente o contrário, quanto mais uma marca se fortalece nos ambientes digitais, mais ela terá que olhar para os meios tradicionais e vice-versa.  

Vou chamar a atenção para nosso leitor, que com certeza já viu anúncios do Facebook ou Google na programação da televisão, já viu outdoors espalhados pela cidade seja do Instagram, Netflix empresas que além de serem 100% digitais, são extremamente conhecidas e mesmo assim investem na mídia tradicional. Assim como já ouviu aqui na CBN sobre algum anunciante e foi pesquisar mais sobre ele nas redes sociais, ou na internet.  

É exatamente esse o comportamento do usuário. Ele transita em multiplataforma. E o investimento em mídia tradicional não é só rádio e tv, vai desde o jornal do bairro, o outdoor, o flyer.  

Isso impacta diretamente as ações de marketing digital também. Pense que se a empresa está com ações em mídias tradicionais, será natural a visita destas pessoas em seus canais digitais, buscando a informação e buscando conhecer mais daquilo que viu no meio offline.  

Seu cliente, pode comprar pela sua loja online, mas ele vai ler o flyer que você mandou para ele dentro da caixa da sua compra.  

A confiança do brasileiro na mídia tradicional também é bastante elevada, Brasil registrou o índice de confiança na mídia tradicional de 23%, brasileiros confiam mais nos jornais impressos, revistas, emissoras de rádio, televisão do que nos meios digitais que registrou o índice de 19% de confiança. 

Você vê as empresas de mídia tradicional cada vez mais digitais, com seus portais, com lives cada vez mais intensas e estruturadas, as redes sociais compartilhando conteúdos em tempo real, inclusive utilizando a publicidade paga nestes ambientes, ou seja, monetizando sua audiência também nos ambientes digitais e mais, fortalecendo seus colaboradores para que ocupem a posição de influenciadores digitais.  

Quem está nos acompanhando pode pensar: nossa é mais caro investir em mídia tradicional. Mas quero reforçar que investir em marketing digital focado em resultado é bastante caro, essa ideia que se tem que tudo é de graça na internet é completamente errada.  

E talvez, sua empresa não tenha imediatamente o recurso disponível para trabalhar com todas as mídias tradicionais, mas sugiro, como profissional na área de digital, que olhe com atenção, procure desenvolver materiais impressos de flyers a outdoors, procure emissoras locais de rádio e televisão para trabalhar sua marca de uma forma mais robusta e levar a credibilidade destes ambientes para sua marca.  

Muito do que se tem no digital é reflexo do offline assim como muito do digital está no offline. 

A comunicação está cada vez mais híbrida. 

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