Apesar de possuírem semelhanças nas funções, são plataformas diferentes, com funcionamento distinto. É comum, com o surgimento de novos aplicativos e redes sociais, que o usuário sinta a necessidade de fazer parte, de parecer antenado, de pertencer ao novo.
Porém, quando o assunto é marca, negócio e resultados, não dá para aderir a uma plataforma só por modismo. Precisamos analisar o conjunto, identificar as possibilidades e tudo o que uma plataforma pode oferecer no quesito business.
Trouxe algumas informações importantes sobre o cenário atual:
Em termos de usuários, atualmente o Instagram conta com 122 milhões de usuários brasileiros, enquanto o TikTok possui 73,5 milhões no Brasil. Em relação ao engajamento, o Instagram lidera, principalmente em tempo de permanência online. Embora mundialmente esse tempo possa ser maior em outras plataformas, aqui no Brasil o Instagram e o WhatsApp são predominantes.
Em termos financeiros, a Meta divulgou um faturamento de 28,8 bilhões de dólares no segundo trimestre de 2022, enquanto o TikTok atingiu 11 bilhões de dólares.
Nos Estados Unidos, as empresas investiram 2,23 bilhões de dólares em marketing de influência no Instagram, contra 774,8 milhões no TikTok.
Perfil de compra:
81% dos usuários do Instagram usam a plataforma para procurar produtos e serviços, enquanto no TikTok esse número é de 25%.
Outra diferença:
O Instagram oferece uma diversidade maior de formatos de conteúdo: fotos, álbuns, vídeos, reels, lives e stories. Já o TikTok conta apenas com vídeos, lives e stories, sendo tudo em formato de vídeo.
O brasileiro tem preferência por categorias como:
- Humor: 65%
- Música: 46%
- Turismo: 42%
- Gastronomia: 41%
- Saúde: 41%
Com essas informações, muitos já conseguem ter uma ideia, mas, para quem ainda tem dúvidas:
Qual é a melhor? Devo me aventurar no TikTok?
Responda as seguintes perguntas:
- Sua marca tem autenticidade?
- Sua marca tem a capacidade de criar conteúdo criativo e dinâmico? (Lembre-se: banner não é criativo.)
E, por fim, pergunte ao seu cliente:
- Das redes sociais, quais você utiliza?
- Você usa TikTok? O que você vê nele?
Nada contra a plataforma, acho super válido. Mais importante do que usar, é fazer um estudo de campo.
Faça pequenos experimentos:
Crie conteúdos diferentes, analise seus seguidores e observe quem são as pessoas que estão te seguindo. Avalie se essas contas são coerentes com sua marca, se são pessoas reais ou se parecem suspeitas.
Desconfie sempre de crescimentos muito rápidos.