Particularmente acho um universo incrível, fascinante, que permite que a cada cliente você conheça novos mercados, novos públicos e possibilidades, sem contar é claro como o resultado do trabalho tem impacto diretamente em posicionamento de marca e faturamento para o negócio, e se o desejo é atuar na área do marketing digital de uma empresa o trabalho será incrível e desafiador a cada nova campanha.
É um mercado superaquecido, sobram oportunidades e faltam profissionais.
O que eu percebo é que tem muita gente em transição de carreira, viram no marketing digital um dinamismo bem atraente, uma mobilidade de trabalho e uma remuneração interessante. Só porque eu comentei que é interessante, não significa ficar milionário em 3 meses e trabalhar na areia da praia. O trabalho demanda conhecimento, experiência e planejamento.
Para os mais jovens, que estão iniciando o caminho profissional, é uma excelente área, com oportunidades já para quem procura o primeiro emprego, e vai ao encontro das habilidades naturais de quem é mais novo, como flexibilidade, uso de tecnologias, a eterna conexão com a internet e a possibilidade de ter uma rotina de trabalho não tão rotineira. Uma hora, vc está sentado em frente a tela do computador, quando vê precisa ir cobrir um evento, ir produzir conteúdo em lugares diferentes… é um trabalho com uma atividade intensa.
O que precisa para entrar nesse mercado, independente de qual estágio profissional a pessoa está:
- Primeiro ponto, comece com algo palpável e aplicável. A inciativa de experimentar. Por que eu falo isso? Tem bastante gente que me procura para saber qual curso deve fazer, qual faculdade, mas minha resposta é sempre a mesma, tome a iniciativa e crie contas e canais fictícios de qualquer coisa que você goste. Do seu pet ou passeios que gosta de frequentar. Esses ambientes serão seus meios de testes. Antes mesmo dos cursos que irá fazer, até porque ter esses ambientes, ajudará a aplicar conhecimentos dos cursos que você vai fazer.
- Esses mesmos ambientes, ajudarão numa entrevista de emprego. Quando perguntarem sobre experiência, esses ambientes podem servir de portfólio ou mostrar que tem iniciativa.
- Outra orientação que faço é acesse o portal da CBN, falando sério, tem bastante conteúdo sobre o marketing digital que vai ajudar a entender das frentes de trabalho, das mudanças na área e vai dar uma boa noção.
- Procure num primeiro momento, cursos gratuitos. Não que uma faculdade não seja importante ou interessante. Mas deixe os investimentos financeiros um pouco mais frente. Até para ir mais focado na área do marketing digital que deseja seguir.
- Aplique tudo que for possível, de todos os cursos que fez, nos canais que possui para experimentar.
- Procure nos grupos de Facebook ou outras mídias sociais, as oportunidades de trabalho. Procure também pequenos negócios ou negócios familiares para aplicar seus conhecimentos para um terceiro. Primeiro teste e valide nos canais pessoais que foram criados no começo da sua trajetória, depois aplique para o mercado, porém mais importante, observe o que é aplicável. Nem tudo que aprendeu será aplicado na realidade de maneira tão direta e prática, ou vai perceber que cada cliente é único e tem características.
- Não comece querendo ganhar milhões, a falta de noção das faixas de remuneração da área, é assustadora. É importante lembrar que o ganho é proporcional a experiência, nível de conhecimento e responsabilidade sobre o negócio.
- Participe de eventos, com o objetivo de conhecer pessoas, de observar o comportamento deles e de se inserir no meio.
- Experimente as diferentes frentes de trabalho do marketing digital. Tem possibilidade de só atuar com mídia paga, de gerir redes sociais, de produzir conteúdo audiovisual, de trabalhar com redação.
- Ouse, não tenha medo de experimentar ferramentas, de testar métodos e principalmente, faça isso usando a sua conta e não a conta do cliente.
- Tenha em mente que nunca saberá de tudo, a humildade permitirá sempre aprender mais.