Não tem como a gente não falar sobre a queda do Facebook ontem. O prejuízo do facebook ainda não foi fechado, com base no histórico do primeiro trimestre. O Facebook tem um faturamento dia de 286 milhões de dólares. O Zuckberg perdeu aproximadamente 6 bilhões. Perdeu entre aspas… mas né… São valores astronômicos, compatíveis com o tamanho do Facebook em número de usuários e audiência.
E de que forma as empresas podem agir, para diminuir possíveis danos com eventual instabilidade ou a suspensão por qualquer motivo de algum serviço digital:
Primeiro a importância ainda muito forte dos ambientes próprios (site, loja virtual, portal de notícias). Esses são os únicos ambientes, que de fato a empresa possui. Mas lembrando que ela pode também sofrer qualquer tipo de instabilidade. Por isso alguns cuidados são fundamentais:
- A presença em aplicativo de entregas ou outros marketings places;
- Se é um prestador de serviço por exemplo, ter e manter outros canais alternativos como Google Meu Negócio, Youtube, Linkedin, Twitter;
- Importante também ressaltar que essa crença de que somente o digital resolve é uma grande balela, então é sempre bom a empresa manter suas ações em mídias tradicionais;
- E usar frentes como sms, e-mails, central de vendas.
Então se você que usa exclusivamente essas plataformas para gerar negócios. Minha orientação é que comece o quanto antes, a se preparar para diversificar as outras frentes usando as ferramentas e canais que citei a pouco.