Hoje oficialmente começa a campanha eleitoral
E vamos falar com quem é candidato, o marketing digital vai te ajudar a fidelizar eleitor, vai conquistar um novo eleitor, mas também vai gerar perdas e será decisivo.
Trouxe algumas estratégias que podem ajudar quem está concorrendo.
Vamos começar pelo WhatsApp será uma importante ferramenta para estreitar o relacionamento entre o eleitor e o candidato.
Trabalhe com Listas de Transmissão e para facilitar segmento por região.
Prefira os grupos para trabalhar com seus apoiadores diretos, eles ajudarão a distribuir seu conteúdo.
SPAM, FAKE NEWS e AUTOMAÇÂO não são permitidos, nem mesmo a semelhança disso. Respeite as regras de plataforma e a lei eleitoral.
Só mande mensagem para quem pediu e aceitou. Para isso use a captação via LandingPage ou direta.
A cada mensagem, envie o texto padrão com a orientação caso ele não queira mais receber aquele tipo de mensagem.
Pode usar o Telegram, só verifique se seu público usa mais o WhatsApp ou Telegram.
Nas redes sociais, não faça o uso de cards e santinhos. É ultrapassado, feio e terá baixa entrega, sem contar que o eleitor quer falar com o candidato.
Fale sobre suas motivações e propostas, mostre-se aberto e receptivo.
Interaja e responda inclusive os positivos e negativos.
As campanhas pagas são permitidas, para isso precisa ter a conta de anúncio da campanha com CNJP (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), use método de pagamento via boleto e verifique a questão dos valores investidos, fique atento com a prestação de contas. Configure corretamente sua conta com os rótulos e verificações.
Na segmentação, observe seu público, não use segmentação geral, genérica, faça um desenho de quem é o perfil do eleitor. Comece com suas pautas, veja as cidades e regiões que você tem melhor abertura. Mesmo sabendo que é do Estado, é melhor segmentar por região do que deixar tudo geral. Alinhe conteúdo exibido com a segmentação.
Não esqueça, um candidato está representando uma pauta, um grupo de pessoas, escolha bem quem é seu grupo, não desperdice verba com segmentação geral nem queime seu nome, com conteúdos equivocados para segmentações erradas.
Com relação ao conteúdo em si:
Priorize e foque bastante seu trabalho nos vídeos, eles terão mais distribuição e o usuário prefere, mas nada de vídeo que parece santinho. Vídeo selfie, vídeos limpos, no melhor estilo olho no olho, use os stories e conteúdos instantâneos para mostrar sua caminhada. Uma eleição ainda se faz com sola de sapato, mas com uma presença forte nas redes sociais, ajudará e muito.
Organize sua live, é importantíssimo realizar lives, divulgue elas com intensidade.
Não adianta querer usar muitos canais, foque naqueles que tem maior presença de público que você deseja atingir.
Youtube e seu site é importante, tem muito candidato deixando-os de lado, e terá prejuízos, serve para organizar a informação, manter histórico, gera indexação.
Tudo que envolve sobre sua vida é importante. Sua histórica, seu trabalho, sua família, suas crenças e ideais, mas nada adianta se isso não transparecer, se você não mostrar isso para as pessoas.