Nem todo conteúdo será promocional ou voltado para vendas diretas, como lançamentos de produtos ou promoções. No mapeamento de conteúdos que serão desenvolvidos no marketing digital precisa constar os conteúdos institucionais, são eles que darão até mais robustez para a marca. Quando falamos de conteúdo institucionais, é tudo aquilo que fala da marca da empresa, mas, sem falar de um produto específico ou um serviço.
Por exemplo: Campanhas sociais que a empresa realiza, conteúdos relacionados a frota que a empresa possui. A questão da estrutura de estoque, entrega rápida da empresa, ou ainda, a um case interessante, conteúdo institucional que super funciona, é quando a empresa está na mídia tradicional, de repente com uma entrevista. Conteúdos dos apoios que a empresa oferece quando ela patrocina algum evento, esporte ou atleta. Conteúdo institucional interessante, quando ela de alguma forma estimula cursos para seus colaboradores. Mostrar isso e criar conteúdos institucionais com este viés com certeza agregarão muito como marca e, claro, a percepção do cliente é diferente.
Veja, citei só alguns exemplos de conteúdos que precisam ser desenvolvidos e compartilhados nos canais da empresa. E que acabam ficando de lado nas estratégias de marketing digital.
E é engraçado que gera um mal entendimento sobre conteúdo institucional, os conteúdos do tipo: “feliz dia da alguma coisa”, não é conteúdo institucional, é só enchendo linguiça mesmo. Somente se a empresa está dentro do segmento. Por exemplo, “Feliz Dia do Caminhoneiro” faz sentido para uma loja de peças para caminhões, mas não para uma empresa fora desse contexto. “Bem-vindo inverno” também não se caracteriza como institucional. É de lascar!
E até pegando esse gancho. Mas vamos ser sincero, honesto e transparente com nossos clientes e usuários. Não adianta você só fazer um post com um card de laço rosa em outubro e dizer que isso é conteúdo institucional, se verdadeiramente a empresa não está ativa ou promovendo pelo menos a conscientização de seus colaboradores com o câncer de mama ou de fato engajada com a causa. O usuário não é bobo, ele percebe que é raso, isso vai ficará feio para marca e não gera resultado algum.
E conteúdo institucional é importante, necessário, mas o equilíbrio é fundamental. Nada de só conteúdo comercial e nada de só conteúdo institucional. E lembrando que cada vez mais clientes estão preferindo empresas que apoiam causas, que estão empenhadas em ir além de oferecer só um bom produto/ou serviço e principalmente empresas com mais propósitos.