Vamos falar sobre Link Building?
Link Building está dentro das estratégias de SEO, que são técnicas para elevar o posicionamento das páginas do seu site, loja virtual ou blog para as primeiras páginas de resultados de busca.
Link Building é uma dessas técnicas, que, de forma resumida, consiste em obter linkagens externas para seu site. Ou seja, outros sites, portais e lojas virtuais apontam links para seu site.
Por exemplo, uma matéria no portal da CBN falando sobre minha coluna e, no meio desta matéria, tem um link para meu site. Isso fará com que meu site possivelmente aumente sua autoridade e relevância e, como consequência, poderá ser melhor indexado e subir algumas posições nos resultados de busca.
No entanto, não adianta muito ter um monte de sites de baixa qualidade apontando para o seu. A autoridade de domínio é muito importante. Por exemplo, um portal de fake news apontando para sua empresa não trará o resultado esperado, pois aquele domínio não tem autoridade nem relevância. Outro ponto crucial é a conexão de conteúdo.
Vamos usar o exemplo da CBN. Na coluna de marketing digital, fala-se sobre mim, no meio deste conteúdo falando sobre marketing digital, há um link para meu site. Logo, há uma conexão: pessoa, tema, conteúdo… entende?
Antes de adotar e sair por aí usando estratégias de backlinks, faça um bom trabalho de estudo da indexação: qual é a palavra-chave foco e como ela está posicionada na SERP (a lista de páginas de resultado de uma busca) e como estão seus concorrentes na SERP.
Assim, busque possíveis locais, sites, canais no YouTube e blogueiros que possam, por autoridade ou conexão, fazer um backlink.
Atenção: concorrente, conexão, autoridade.
Faça uma boa construção de conteúdo no seu site. Antes de puxar acesso do vizinho, veja se você tem condições de receber gente nova. A vergonha será no débito ou no crédito?