UGC (User Generated Content), traduzindo: Conteúdo gerado pelo Usuário, todo o tipo de conteúdo. Desde vídeos do TikTok a uma avaliação no Google. O UGC é uma estratégia do marketing digital para usar os conteúdos gerados e compartilhados por outras pessoas. É uma produção orgânica, legítima e uma prova social muito importante. 

Nosso leitor pode pensar “Mas meu cliente, pode não saber produzir bons materiais, com uma qualidade audiovisual de impacto com qualidade técnica”, mas é bom lembrar o seguinte: esse usuário produzirá conteúdos de influência. 

75% dos consumidores pesquisam por avaliações sobre o produto antes de comprar, 72% acreditam que depoimentos dos clientes é mais confiável, do que a marca falando sobre si, portanto além do cliente buscar pela opinião de outra pessoa, ele confia mais na opinião de um desconhecido do que na marca falando sobre ela mesma e ainda o engajamento aumenta em 28% quando os consumidores são impactados com o conteúdo do marketing profissional e UGC. Logo, ter seu cliente, produzindo conteúdos, falando da sua marca é muito mais eficiente e de maior impacto. 

As vantagens de trabalhar com UGC: linguagem. Enquanto a marca está lá estudando, pensando na melhor abordagem em como mostrar o produto ou o serviço, a escolha das palavras. O seu cliente, já faz um conteúdo falando a língua de outros consumidores.

Outra vantagem: a objetividade, você tem alguém que consome a marca, que usa seu produto, apontando justamente o que mais se destaca ou os pontos mais importantes. Nem sempre aquilo que o gestor, que o dono do negócio crê ser o diferencial é o fator de relevância para outros consumidores e a percepção de valor para o cliente. 

Conteúdo free: uma vez que conteúdos são criados espontaneamente, é gratuito. Claro que se aplica para alguns cenários, mas geralmente, são gratuitos.

Tem uma maior distribuição: geralmente conteúdos espontâneos tendem a distribuir mais pelos canais de mídias sociais. 

São inúmeras vantagens, mas sempre vem o questionamento, como a marca pode estimular essa criação? 

1) Aceite que nem todo cliente produzirá, aproveite e faça render aqueles que podem e produzem. 

2) Estímulos através de benefícios: oferecendo descontos no valor da compra, cashback, um bom estímulo é participar de sorteios exclusivos somente com quem criou e compartilhou conteúdo, ou ainda com disputas, transformando em brincadeira essa criação de conteúdo, oferecendo brindes.  

3) Outra forma de estimular, é compartilhando o conteúdo criado pelo usuário. Quanto mais a marca compartilha, mais o usuário fica estimulado a criar. A marca pode criar hashtags para facilitar essa adoção. 

4) Criando ou participando de trends. 

5) Ou usando dos espaços instagramáveis, isso estimula muito o usuário a criar conteúdo. Os espaços bonitos, iluminados. 

6) Comunicação impressa e visual: Colocando os endereços dos canais, vale para onde o seu cliente irá transitar, ou ainda nas embalagens que o seu cliente terá acesso. 

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