Como engajar os colaboradores nas ações de marketing digital.
Tema necessário, pouco falado e pouco explorado nas empresas, que é engajar o colaborador e todas as pessoas que estão envolvidas com a marca nas ações que serão realizadas no mkarketing digital e é uma tarefa difícil. Creio que nosso leitor já tentou pedir para um colaborador gravar um vídeo, ou fazer alguma foto para ser usada nas redes sociais, ou ainda participar da live e teve recusa ou não teve o empenho esperado, aquela dedicação.
Mas é preciso observar que nesse cenário há pontos sensíveis, por exemplo:
- Por parte do colaborador normalmente as recusas são por timidez, aí a primeira pergunta é sempre: “vou ter que aparecer?”.
- Outros já falam que não são pagos para isso.
- A vergonha alheia, pois muitas vezes os colaboradores não se identificam com a comunicação ou com a abordagem da empresa em determinados temas.
- Porque não há direcionamento, explicação, para fazer com que eles se sintam seguros em realizar tal atividade
- Não há exemplo a ser seguido, o espelho. Seus líderes não realizam a atividade.
Mas para o outro lado, temos os benefícios de trabalhar com esse engajamento de colaboradores
- Legitimidade, afinal são pessoas que estão envolvidas com a rotina da empresa, conhecem o produto/serviço
- Linguagem: geralmente o colaborador tem uma linguagem que se conecta com o público-alvo, uma vez que boa parte deles, tem contato com o cliente, então eles já se comunicam e estão familiarizados, com termos e gírias.
- Domínio do assunto: são profissionais que estão com a vivência, então, dominam o assunto.
- Redução de custos: uma vez que a produção de conteúdo pode ser realizada 100% internamente.
- A marca tem uma voz ativa e original.
- A atração de novos talentos: as pessoas passam a ver, e acham interessante trabalhar lá, percebem a marca de uma outra forma.
Para conseguir engajar um colaborador nas ações do marketing digital a empresa precisa:
- Explicar os motivos, a importância e o quanto essas ações também contribuem para todos, empresa e colaborador.
- Treinar, capacitar.
- Criar Benefícios ou Desafios (dias de folga, remuneração/comissionamento adicional, presentes, vale compras) Nem sempre o benefício será aumento de salário diretamente.
- Alinhar qual tema/assunto cada um se sente mais confortável. Então um mapeamento interno vai funcionar bem.
- Primeiro que os diretores, gestores e líderes façam, as pessoas se motivam com o exemplo.
- Comece a produzir os conteúdos enaltecendo as habilidades, as capacidades de cada colaborador, isso contribui para a marca, há percepção de importância do colaborador claro, a forma respeitosa que as pessoas enxergam como todos são tratados dentro da empresa.
- Antes de começar qualquer ação, valide todas as questões que envolve essa atuação com o corpo jurídico, contador, façam aditivos no contrato de Trabalho e já deixem claro que o uso da imagem será para fins de publicidade e que os conteúdos serão disponibilizados na internet. Não faça nada, sem estar resguardado.