Uma das melhores estratégias no marketing digital, claro, é o e-mail marketing, desde que seja trabalhado corretamente.
Você tem ideia de quantos e-mails são enviados por dia no Brasil? Aproximadamente 8,32 bilhões de e-mails são enviados TODOS OS DIAS só aqui no Brasil.Mas, é claro, isso é uma média geral; é importante sempre ficar atenta ao seu segmento, pois talvez o seu cenário seja diferente.
Como tornar o e-mail marketing interessante, importante, necessário e com bons resultados?
Um bom mailing, tanto em qualidade quanto em quantidade, é fundamental, seguindo as boas práticas de opt-in e opt-out. Para ter um bom mailing, uma boa lista, você precisa construir isso através dos seus próprios recursos. Isso significa que você não pode comprar uma lista. Primeiro, porque é uma questão de legislação — manda um salve para a LGPD, que não permite a comercialização de dados. Além disso, as ferramentas que enviam e-mails atestam a saúde da lista (com endereços válidos, entregas, marcação de spam). Tudo isso influencia a saúde do seu mailing. Onde conseguir essa lista de maneira honesta e limpinha? Pode ser por meio de cadastro de clientes, assinatura de newsletters, campanhas pagas para gerar cadastros ou pelas redes sociais.
É importante escolher uma boa ferramenta de disparo de e-mails. O que é uma boa ferramenta?
Conteúdo atraente no e-mail é essencial:
- Desde o assunto.
- A mensagem principal — o conteúdo.
- A utilização de elementos visuais (gifs, emojis).
- Segmentação: não adianta generalizar todos os seus clientes em um único grupo.
- Frequência de envio.
- Bons gatilhos para fazer com que o usuário clique no seu e-mail.
- Cuidado com o uso excessivo de imagens.
Mensure seus resultados:
- Avalie quantas pessoas abriram o e-mail.
- Se elas clicaram.
- Quantas acessaram seus links.
- Qual foi o tempo de resposta das aberturas.
Quais conteúdos enviar no e-mail marketing?
- Boas-vindas (8 a cada 10 abrem e gostam).
- E-mails de carrinho abandonado, que podem gerar uma conversão de 39,7%.
- Promoções exclusivas com código de desconto.
- Pesquisas da empresa, que são ótimas e estimulam o engajamento.
- Conteúdos exclusivos.
Reforçando: sempre com segmentação.