Hoje quero chamar a atenção para dois grandes gargalos do e-commerce, abandono por pesquisas e abandono de carrinhos. Segundo o estudo da The Harris Poll, o abandono de pesquisa aponta que 92% dos usuários não encontraram o item desejado utilizando a barra de pesquisas em sites, isso considerando o cenário do Brasil. Já a taxa global de abandono de carrinho chega a mais de 70%, cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados, reforçando que esse indicador é a taxa global. 

Chamo a atenção para o nosso leitor, que talvez, ocorram esses abandonos no seu e-commerce. 

Com relação a pesquisa, a primeira recomendação é avaliar os itens que mais tem gerado pesquisas internas, verifique isso no painel administrativo da loja, normalmente as plataformas oferecem essa informação. Quando você observa que há uma procura, já é um indício de que seu cliente talvez não esteja encontrando facilmente, considere o uso de banners para esses produtos ou categorias. Outra maneira de melhorar essa questão são os títulos, nomes dos produtos e suas descrições, é comum o lojista só pensar como mente de comprador, e não com a mente do consumidor. Outra questão está no termo buscado com grafia errada, neste caso o mais indicado é procurar uma ferramenta, uma solução da loja virtual para melhorar o resultado da busca. 

Agora com relação ao carrinho abandonado 

O fator frete é um grande vilão, para isso a solução é oferecer fretes atrativos, oferecer descontos no frete, ou ainda ter a opção de frete grátis seja através de retirada em ponto físico ou a questão promocional mesmo. Outra forma de ajudar na questão, é oferecer uma entrega rápida, algo na linha de entrega express. É importante observar também o cadastro do produto uma vez que as dimensões e peso dos produtos cadastrados impacta diretamente no cálculo da entrega. 

Tente facilitar ao máximo o cadastro do cliente, exija apenas as informações que são realmente necessárias para conclusão da compra e envio do pedido, observe se há o preenchimento automático do endereço usando o CEP, pode parecer bobo, mas isso interfere na finalização da compra. Uma atenção especial ao checkout nos dispositivos móveis.  

Aproveitando e pegando o gancho do fluxo do checkout, a finalização da compra precisa ser facilitada. Verifique as etapas de conclusão, uma a duas etapas é mais que suficiente. 

Formas de pagamento, ter opções de pagamento ajudam na decisão final da compra. Opção de usar 2 cartões de crédito, parcelamento sem juros, descontos para pagamento via pix 

Uma boa estratégia, são as campanhas de remarketing que podem ser personalizadas com os produtos que foram adicionados ao carrinho e fazendo com que esses produtos persiga o usuário em outros sites, fazendo ele sempre lembrar de voltar lá na loja e comprar o item desejado. 

Por fim, não menos importante, campanhas de e-mail marketing com a recuperação de carrinhos, lembrando dos itens esquecidos no carrinho, ou estratégias mais agressivas oferecendo descontos ou vantagens. 

 

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