A função de social media é relativamente nova.
Essa pessoa é responsável por realizar a gestão das redes sociais de uma marca. Dentro dessa atividade, estão englobados diversos departamentos e atividades diferentes, e, dependendo da característica ou tamanho da empresa, essas atividades podem ser divididas com outras profissões.
Um social media vai publicar, moderar comentários e prestar o primeiro atendimento a um cliente. Alguns profissionais atuam também com a estratégia de atuação. No meu entendimento, isso cabe a outro profissional, pois faz parte de um olhar estratégico de negócios.
Quais são os problemas? Muitos empresários pedem para outras pessoas da empresa administrar as redes. Inclusive, ficou bastante famosa uma vaga de emprego onde a pessoa seria caixa e social media. Aí não dá, né? Até porque ela não conseguirá exercer as duas atividades corretamente.
A primeira questão para o analista de redes sociais é o conhecimento: funcionamento do canal, formatos de conteúdo, linguagem, métricas e análise de resultado, um pouco de conhecimento de campanhas pagas e, claro, um bom português escrito.
Dependendo do cenário, a empresa pode ter em seu quadro de funcionários outros profissionais que irão contribuir. Mas é importante que seja uma contribuição efetiva.
Por exemplo, algumas empresas possuem jornalistas. Esse jornalista pode contribuir, seja trabalhando numa correção textual, seja criando o texto que irá nas legendas e nas redes sociais, mas sempre pensando em adequar a linguagem e o formato para as plataformas.
Outra área comum nas empresas e que pode contribuir é a de design. Porém, se o designer está habituado a fazer material impresso, como flyers, é necessário que haja uma sinergia com o social media para criar peças adequadas para as redes sociais e campanhas pagas.
É comum a empresa achar que um social media precisa cuidar de tudo, incluindo fotografia, edição de vídeo, análise de dados e design. Mas não é assim. Cada macaco no seu galho.
É uma área que está precisando de bastante gente. Tem vaga e espaço para todo mundo. E você pode contratar um social media como CLT ou como PJ.
Importante: um social media é dinâmico e multitarefa, mas não é milagreiro. Ele precisa do suporte da empresa para desempenhar bem o seu papel. É preciso haver uma troca constante.