Vamos falar do cenário do mercado de trabalho para quem atua com marketing digital ou que de alguma forma está ligada a área da tecnologia e ligou o sinal de alerta porque é claro, né nós vimos nos últimos 3 meses uma avalanche de demissões das gigantes de tecnologia, estamos falando de Amazon, Meta, Google, Twitter… Isso tem gerado um momento de atenção no mercado, que é muito aquecido. E tem muitas pessoas preocupadas e se perguntando o que está acontecendo e principalmente se esse cenário perdura em 2023.  

Quero adiantar que, na minha opinião, perdurar não, mas seguiremos com um reequilíbrio. 

Vamos contextualizar.
1) Essas empresas investiram consideravelmente em capital humano nos últimos anos, principalmente com o cenário da pandemia, que todo mundo começou a utilizar mais tanto as redes sociais, quanto o e-commerce quanto ficar mais tempo conectado. Isso fez com que precisasse de mais gente para suprir a demanda. O que aconteceu é que superfaturou esse capital humano e comparando com a entrega, a conta não fechou e ainda somando o investimento em novas tecnologias como o metaverso, e claro, o cenário econômico mundial. Então o que estamos presenciando é um ajuste desse quadro, muita mão de obra cara que não entrega e a adequação financeira destas empresas. 

Então, se você que está lendo, em alguns momentos pensa que está difícil contratar pessoas qualificadas para seu negócio local, regional… saiba que isso é um calo mundial. Profissionais bons/qualificados e que entregam o que cobram. 

 

Por outro lado, as profissões mais em alta para 2023 está justamente a área de tecnologia e outro segmento que está com projeções para um bom cenário em 2023 está o de marketing digital para as seguintes funções: Executivo de Contas, Coordenador de Marketing Digital, Gerente de e-commerce, Gerente de Marketing Digital 

Com as seguintes Habilidades comportamentais: Comunicação (comunicação envolve fala e escrita e multiplataforma), Equilíbrio emocional, Flexibilidade, Criatividade, Inovação, Resiliência 

O formato híbrido. Aquele que mescla, trabalho home office e presencial. 

E agora aqui uma atenção para quem contrata, quero falar com os gestores, ter um colaborador dinâmico e flexível, não é contratar um colaborador faz tudo para pagar o preço de 1. 

E não esquecer também que a humanização das marcas nos meios digitais está cada vez mais forte, e para isso a empresa precisa não somente criar ambientes favoráveis, quanto já contratar melhor as pessoas. 

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software