Vamos falar do mundo das cores, e o que isso tem relacionado com o marketing digital.
Quando se cria uma marca, tudo é pensado para comunicar e traduzir os valores, emoções, mensagens e criar uma conexão com seu público-alvo. Desde a cor, logo e slogan da empresa tudo é pensado, mas a gente sabe que nem toda empresa tem capital ou buscou um profissional de branding para criar essa identidade e ter esse estudo mais aprofundado. E aí vieram as mídias sociais e fizeram uma enorme bagunça com tudo que era coerente e conceitual, mas a gente não pode esquecer das boas práticas e como o esquema de cores pode interferir no resultado da conversão. Segundo informações dos sites KissMetrics , as cores são importantes porque: 80% dos clientes dizem que as cores ajudam na identificação de uma marca;
93% dos consumidores levam em consideração a aparência de um site antes de comprar; é aí que mora o barato do negócio. Porque quando se constrói uma loja virtual ou um site e até mesmo uma landing page, é preciso unir os mundos. As cores da marca somado a criar um ambiente harmônico capaz de gerar a conversão esperada. Por exemplo: a cor do botão comprar pode influenciar o impulso na hora da compra. Por isso normalmente os botões de comprar dos grandes players seguem o padrão da marca, e todo o restante da loja mais neutra deixando que as cores dos produtos se destaquem e o botão seguindo a cor principal, para criar uma identificação. outra forma é o uso de uma cor totalmente diferente, para criar um destaque que chame a atenção.
Independentemente do método, é importante criar contraste entre elementos como botões de ação e o fundo, para chamar a atenção e incentivar cliques. Vale estudar um pouco mais da psicologia das cores, para escolher uma cor que incentive a ação e não o contrário.
Já Quando a gente fala sobre os banners, os anúncios coloridos são 42% mais lidos em comparação aos brancos e pretos, aqui quero chamar a atenção, não quer dizer que o banner precisa ser todo cheio de cores vibrantes, mas sim ter elementos de destaque.
Quando o assunto é as mídias sociais, é um erro querer só usar só as cores padrões da marca, isso não cria destaque mesmo quando o conteúdo é diferente, parece ser tudo igual. É importante ter a harmonia na naturalidade, deixe para usar as cores da marca em alguns elementos visuais (botão, legenda do vídeo) ou uma forma de trabalhar a identidade pode ser o uso da fonte padrão da empresa.
E o mais importante sempre é: Teste diferentes combinações; experimente diferentes cores e avalie como elas comportam juntas, e mais que a combinação, qual pode trazer mais resultado.