Vamos falar da terceira idade e o quanto essa fatia de público pode ser interessante para o negócio e claro, o marketing digital.
Engana-se quem pensa que o idoso não sabe usar a internet, ele sabe usar, é um usuário comprador e consumidor de conteúdo. Isso quer dizer, que ele além de comprar, consome e interage nos conteúdos, trazendo benefícios significativos para qualquer conta em qualquer canal.
Quando avaliamos e estudamos um público, conhecer o consumo dele pode trazer insights importantes para a marca. Por isso trouxe algumas informações que podem ajudar. 97% da população de idosos tem presença digital ativa. O aparelho preferido pela terceira idade é o smartphone, 84% dos idosos conectados usam o celular para acessar internet.
E uma informação surpreendente: 21% deles já são adeptos de videogames e jogos virtuais.
Os temas mais procurados são:
Informações sobre economia, política, esportes (64%)
manter o contato com outras pessoas (61%)
buscar informações sobre produtos e serviços (54%)
De acordo com o Google algumas buscas são mais realizadas por essa fatia de usuário, e são elas:
Maiôs para senhoras de 60 anos
Alongamento para mulheres mais velhas
Ginasticas para senhoras
Exercícios de equilíbrio para terceira idade
E claro, outros temas como: empregos para idosos, maquiagem para mulheres maduras, aplicativos de namoro para idosos, exercícios e vitaminas para idosos
Observem que o fator idade ou faixa etária está sempre presente nas buscas, isso porque o público mais maduro não quer perder tempo com aquilo que não foi feito para ele e mais, quer exclusividade.
Outro dado bem importante, as categorias de produtos com destaque para o público mais velho, acima dos 50 anos são: construção e ferramentas (51% das compras do segmento foram feitas por quem tem mais de 50 anos), itens de saúde (43%) e eletrodomésticos (42%).
Agora como uma marca pode usar melhor o marketing digital para se comunicar com esse público?
51% das pessoas acima de 55 anos, por exemplo, gostam de dispositivos ativados por voz. Guardem essa informação.
chat online e em WhatsApp, esses são os canais de atendimento mais usados pela terceira idade, agora lembre da dica anterior sobre os dispositivos ativados por voz… logo, pense em adotar a comunicação por áudio, desde que fale pausadamente e em tom mais alto.
O Facebook tem uma boa relevância para esse público, se comparado com os outros canais de redes sociais
Letras maiores nos sites, nas newsletter ou em qualquer material, sempre que possível.
Uso de ícones maiores, facilitam a leitura e o entendimento da informação.
Manuais e passo a passo de preferência ilustrativos, desde como comprar, pagar … enfim tudo bem explicado de maneira simples e objetiva
Falando em objetividade,
Toda a comunicação precisa ser direta ao ponto, sem rodeios
Cadastros simplificados… muita informação solicitada causa distanciamento, e gera confusão.
Por fim, sem preconceitos, e com paciência.